Leitura do dia: Por que é de vital importância assistirmos a reuniões para adorar a Deus?

28 de Agosto de 2021

Está escrito na Bíblia: “Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hebreus 10:25). Participar de reuniões é algo que nós, cristãos, temos que observar. Mas agora, alguns irmãos e irmãs não podem fazer isso regularmente, porque se preocupam com o trabalho, e a vida familiar. Alguns deles até consideram participar de reuniões como um fardo extra, pensando que basta apenas fazer alguma leitura das palavras de Deus em casa.

Na verdade, a razão pela qual podemos considerar a participação em reuniões como um fardo, e optar por sacrificar nossas reuniões pela vida familiar, e pelo trabalho, é que não entendemos o significado de participar de reuniões, e as consequências de não fazê-lo. Hoje, vamos ter uma comunhão sobre isso.

Como Deus olha para aqueles cristãos que não participam de reuniões?

Deus diz: “Você só vai ganhar com sua fé em Deus se você se aproximar dela como a maior coisa em sua vida, mais importante ainda do que comida, roupas ou qualquer outra coisa! Se você só acreditar quando tiver tempo e for incapaz de dedicar toda a sua atenção à sua fé, se você estiver sempre atolado em confusão, você não ganhará nada”. “Há algumas pessoas cuja crença nunca foi reconhecida no coração de Deus. Em outras palavras, Deus não reconhece que essas pessoas são Seus seguidores, pois não louva sua crença. Para essas pessoas, não importa por quantos anos elas seguiram a Deus, suas ideias e pontos de vista nunca mudaram. Elas são como os incrédulos, aderindo a princípios e maneiras de fazer as coisas dos incrédulos, aderindo às suas leis de sobrevivência e crença. Elas nunca aceitaram a palavra de Deus como sua vida, nunca acreditaram que a palavra de Deus é verdade, nunca pretenderam aceitar a salvação de Deus e nunca reconheceram Deus como seu Deus. Elas consideram acreditar em Deus como algum tipo de divertimento amador, tratando Deus meramente como sustento espiritual; logo, elas não acham que vale a pena tentar entender o caráter ou a essência de Deus. […] Como Deus olha para essas pessoas? Ele as vê como incrédulas”.

A partir disso, podemos ver que, como cristãos, devemos magnificar Deus em nosso coração. Seja, em nossa vida, ou no trabalho, devemos sempre colocar Deus em primeiro lugar, e participar de reuniões, orar a Deus e ler as palavras de Deus, como as coisas mais importantes a fazer. Isto é, o que um crente em Deus deve fazer pelo menos. Se estamos satisfeitos em acreditar na existência de Deus, mas não valorizamos participar de reuniões, e se apenas tomarmos acreditar em Deus como um sustento espiritual, e nos preocuparmos em ganhar dinheiro, e esses assuntos mundanos todos os dias, pensando que não faz diferença se participamos de reuniões ou não, então, praticando a crença de uma maneira tão superficial. Não somos exatamente iguais aos descrentes? Os descrentes não amam a verdade, não perseguem a vida que vem de Deus, e estão engajados em ganhar dinheiro, e satisfazer sua própria carne. Se nós, crentes de Deus, compartilhamos o mesmo objetivo de busca, e mesma direção da vida que os descrentes, o que Deus pensará de nossa fé? Deus nos definirá como descrentes de acordo com nossa atitude indiferente, e superficial em relação à crença em Deus. Ele não nos reconhecerá como Seus seguidores, porque acreditamos Nele, mas nunca o adoramos verdadeiramente, e não queremos aceitar Sua salvação ou agir de acordo com Suas exigências. Como resultado, nosso desfecho final, será como os descrentes, sendo condenados, e punidos por Deus. Assim, podemos ver que se participamos de reuniões regularmente, mostra se realmente acreditamos em Deus, e se somos buscadores da verdade. Se sempre inventarmos desculpas para evitar participar de reuniões, e ainda não mudarmos nossas opiniões erradas sobre a busca então não ganharemos a verdade ou a vida, não importa quantos anos acreditamos em Deus, e definitivamente acabaremos sendo eliminados. Portanto, não podemos acreditar em Deus de acordo com nossas próprias noções e as imaginações, porque se acreditarmos em Deus de forma tão amadora até o fim, Deus não nos reconhecerá como Seus crentes.

O que está por trás de nossa ausência frequente em reuniões é o esquema de Satanás

Para justificar sua ausência em reuniões, muitas pessoas usam as desculpas de estar muito ocupadas com o trabalho para ganhar dinheiro, socializar, ou cuidar de suas famílias. Essas desculpas parecem parecer muito razoáveis, mas sem saber somos pegos pelos esquemas de Satanás. Deus diz: “Deus faz sua obra, Deus cuida de uma pessoa, olha para essa pessoa, e, enquanto isso, Satanás segue cada um de Seus passos. A quem quer que Deus favoreça, Satanás também observa, seguindo atrás dele. Se Deus quer essa pessoa, Satanás faz tudo em seu poder para obstruir Deus, usando vários artifícios malignos para tentar, interromper e destruir a obra que Deus faz, tudo isso com intuito de atingir seu objetivo oculto. Qual é esse objetivo? Ele não quer que Deus ganhe ninguém; todos aqueles que Deus quer, ele os quer para si mesmo, quer ocupá-los, controlá-los, para comandá-los para que eles o adorem, para que se juntem a ele para cometer atos malignos. Não é esse o motivo sinistro de Satanás? […] Ao guerrear contra Deus e ficar andando atrás Dele, o objetivo de Satanás é demolir toda a obra que Deus quer realizar, para ocupar e controlar aqueles a quem Deus quer ganhar, para extinguir completamente aqueles a quem Deus quer ganhar. Se eles não são extintos, então eles se juntam às posses de Satanás para serem usados por ele — esse é seu objetivo”. “Mas, para as pessoas, parece um mundo de alegria e esplendor; está ficando cada vez mais assim, o coração de todas as pessoas é atraído para o mundo, e muitas pessoas estão aprisionadas e são incapazes de se desvencilhar dele; grandes números serão seduzidos por aqueles que usam truques e feitiçaria. Se você não lutar pelo progresso, não tiver ideais e não tiver se arraigado no caminho verdadeiro, será varrido pelas crescentes ondas do pecado”.

Pelas palavras de Deus, vemos que Deus está trabalhando para nos salvar, mas Satanás simplesmente não quer que sejamos ganhos por Deus. Então, ele tenta todas as maneiras possíveis para nos impedir de vir a Deus. Coisas como dinheiro, fama, e status, comer, beber, e nos divertir são tentações para nós. Satanás incutiu as pessoas com todos os tipos de pontos de vista errados, como o que muitas vezes dizemos: “Dinheiro não é tudo, mas, sem ele, você não consegue fazer nada”, “Um homem deixa seu nome onde quer que passe, assim como um ganso deixa seu grito onde quer que voe”, “Aproveite o dia por prazer, pois a vida é curta”. Esses pontos de vista errôneos nos enganarão facilmente se não tivermos verdade. Quando aceitarmos essas visões, cairemos nas tendências malignas de perseguir dinheiro, fama, e ceder a carne, e nos tornaremos como incrédulos, nos envolvendo em intrigas, e nos comportando traiçoeiramente por causa da fama, e do ganho, vivendo no meio do pecado ainda não acreditando que seja pecado. Especialmente, quando vemos que a vida de outra pessoa é melhor que a nossa, pensaríamos mais em como ganhar mais dinheiro. Ainda assim, alguns outros vivem uma vida degenerada, e depravada de comer, beber, e se divertir para manter suas complicadas relações interpessoais, e eles veem a participação em reuniões como um fardo. Uma vez que, uma pessoa está presa em tal vórtice, ela se torna uma vítima de Satanás. Não apenas ficarão cada vez mais sombrios em espírito, mas suas vidas se tornarão cada vez mais vazias. Eventualmente, eles perderão a oportunidade de ganhar a verdade, e a salvação por ficarem longe de Deus, traírem a Deus, e retornarem ao mundo.

Agora, muitos cristãos não podem ver através dos truques de Satanás, pensando que não é um grande pecado seguir as tendências do mundo, e que acreditar em Deus, e perseguir a verdade, não pode produzir resultados da noite para o dia. Então, eles muitas vezes seguem a carne, e não têm senso de urgência em sua busca pela verdade. Na verdade, Satanás está usando as tendências malignas para corromper as pessoas, afastando-as cada vez mais de Deus, e finalmente devorando-as completamente. Se não perseguirmos a verdade com força, não seremos capazes de discernir os truques de Satanás. Isso é como quando Satanás tentou Eva a pecar, em vez de dizer às pessoas que negar, e trair Deus causará consequências, diz algo bom para persuadir as pessoas, e lhes dá uma sensação equivocada de que Satanás diz essas coisas para o seu bem, e no final eles fazem coisas que traem Deus. Hoje em dia, somos iguais a Eva que foi enganada, não acreditando nas palavras de Deus, mas vendo essas coisas materiais à nossa frente como as mais importantes. Para satisfazer nosso prazer físico, não hesitamos em dedicar toda nossa energia, e tempo a ela. Se isso continuar assim, não seremos os alvos da devoração de Satanás também? No entanto, se seguirmos as palavras de Deus, participarmos da vida na igreja normalmente, e entendermos mais verdades, seremos capazes de discernir os truques de Satanás usando a verdade, e não seremos enganados e aflitos por Satanás.

Por que participar de reuniões é muito importante?

O Senhor Jesus disse: “Pois onde se acham dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles(Mateus 18:20). Deus diz: “O Espírito Santo não somente opera em certos homens que são usados por Deus, mas ainda mais na igreja. Ele poderia operar em qualquer um. Ele pode operar em você no presente, e você experimentará essa obra. Durante o período seguinte, Ele pode operar em outra pessoa, e nesse caso você deve se apressar para segui-lo; quanto mais de perto você seguir a luz atual, mais sua vida poderá crescer. Não importa o tipo de pessoa, se o Espírito Santo opera nela, então você deve seguir. Assimile as experiências dela por meio das suas, e você receberá coisas ainda mais elevadas. Ao fazer isso, você avançará mais rápido. Essa é a senda da perfeição para o homem e o caminho pelo qual a vida cresce”.

Pelas palavras de Deus, sabemos que a igreja é o lugar onde o Espírito Santo funciona. Enquanto irmãos, e irmãs se reunirem para ler a palavra de Deus, o Espírito Santo funcionará. Portanto, viver uma vida na igreja é uma forma de recebermos o trabalho do Espírito Santo, e crescermos em nossa vida espiritual. Como diferentes irmãos, e irmãs têm diferentes calibres, percepções, e experiências, e têm diferentes esclarecimentos, e conhecimentos da palavra de Deus, quando nos reunimos para comunhão, podemos aprender com os pontos fortes um do outro para compensar nossas próprias fraquezas, para que possamos entender a verdade com mais clareza. Quando tivermos uma compreensão errônea de algo, irmãos, e irmãs perceberão, e se comunicarão conosco a tempo, dizendo-nos como entender de acordo com a verdade. Além disso, cada irmão, e irmã que busca a verdade terá um novo entendimento, e experiência da verdade em cada período de tempo. Ao ouvir sua fala, de como eles experimentam o trabalho de Deus em suas vidas, nós mesmos seremos fornecidos. Assim, a vida na igreja nos permite entender mais verdades, e nos ajudar a crescer na vida. Algumas pessoas podem dizer: “Não posso também receber a iluminação do Espírito Santo lendo a palavra de Deus em casa?” Isso é verdade, mas o que uma pessoa entende é muito limitado, e sua iluminação individual, e luz de Deus também são limitadas. Neste caso, entendemos a verdade lentamente. Na maioria das vezes só podemos entender algumas letras, e doutrinas, mas não podemos ter uma compreensão clara desses detalhes, como qual é a intenção de Deus em dizer essas palavras, e quais são os princípios da prática. Às vezes podemos até ter uma compreensão errônea, porque tentamos analisar as palavras de Deus de acordo com seu significado literal com nossa mente, e assim temos noções, e mal-entendidos sobre Deus. Como resultado, nosso crescimento de vida será lento, ou podemos até praticar erroneamente, o que causa o atraso do crescimento de nossa vida.

Além disso, na realidade, encontraremos todos os tipos de problemas, como as dificuldades decorrentes do trabalho, a pressão competitiva dos colegas, as dificuldades em educar os filhos, e os conflitos com nossos cônjuges. Como nossa estatura é pequena, e não entendemos a verdade, e não podemos ver as coisas claramente, não sabemos como lidar com muitas dificuldades. Se tivermos uma vida de igreja adequada, podemos nos abrir com nossos irmãos, e irmãs em reuniões, e eles comunicarão a palavra de Deus, e compartilharão suas experiências pessoais conosco, e assim teremos um caminho para resolver nossos problemas, e saber como praticar. Assim, quanto mais buscarmos a verdade e resolvermos problemas, mais verdades entenderemos, e menos dificuldades, e problemas haverá, e nossos corações serão liberados. Portanto, participar de reuniões não só não é um fardo adicional, mas nos trará mais ganhos. Nossas vidas crescerão mais rápido, e nossa relação com Deus será cada vez mais normal. A vida na igreja é muito benéfica para nós!

Até agora, você percebeu a importância de participar de reuniões?

Todos os dias temos 24 horas e 1440 minutos. Você está disposto a dedicar 10 minutos para estudar o caminho de Deus? Você está convidado a se juntar ao nosso grupo de estudo.👇

Conteúdo relacionado

Conecte-se conosco no Messenger