O que é uma pessoa honesta e por que Deus exige que as pessoas sejam honestas

07 de Outubro de 2018

Palavras de Deus relevantes:

Vocês devem saber que Deus gosta de pessoas honestas. Deus tem a essência da fidelidade, então Sua palavra é sempre digna de confiança; além disso, Suas ações são irrepreensíveis e inquestionáveis. É por isso que Deus gosta daqueles que são absolutamente honestos com Ele. Ser honesto significa entregar seu coração a Deus, ser genuíno com Ele em todas as coisas, ser aberto com Ele em todas as coisas, nunca esconder os fatos, nunca tentar enganar quem está acima e abaixo de você e não fazer as coisas apenas para conseguir o favor de Deus. Resumindo, ser honesto é ser puro em suas ações e palavras e não enganar nem a Deus nem aos homens. O que digo é muito simples, mas, para vocês, é duplamente árduo. Muitos prefeririam ser condenados ao inferno a falar e agir com honestidade. Não é de admirar que Eu tenha outro tratamento reservado para aqueles que são desonestos. É claro, Eu entendo bem como é difícil para vocês ser honestos. Porque vocês todos são tão astutos, tão hábeis em medir as pessoas com o próprio critério mesquinho, isso faz da Minha obra muito mais simples. E já que cada um de vocês guarda segredos em seu peito, pois bem, Eu os enviarei, um por um, ao desastre para serem “disciplinados” pelo fogo, de modo que depois vocês possam se tornar totalmente comprometidos em crer nas Minhas palavras. Por fim, Eu arrancarei de sua boca as palavras “Deus é um Deus fiel”, ao que vocês baterão no peito e lamentarão: “Desonesto é o coração do homem!” Qual será o seu estado de espírito nesse momento? Imagino que vocês não serão tão triunfantes como são agora. E menos ainda serão “profundos e obstrusos” como são agora. Na presença de Deus, alguns são impecáveis e fazem um esforço especial para serem “bem-comportados”, mas mostram as presas e brandem as garras na presença do Espírito. Vocês considerariam tais pessoas como pertencentes às fileiras dos honestos? Se você for hipócrita, uma pessoa hábil em “relações interpessoais”, então digo que você é definitivamente uma pessoa que brinca com Deus. Se suas palavras forem repletas de desculpas e justificativas sem valor, então digo que você detesta colocar a verdade em prática. Se você tiver muitas confidências que reluta em compartilhar, se estiver muito indisposto a desnudar seus segredos — suas dificuldades — diante dos outros de forma a buscar o caminho da luz, então digo que você é alguém que não alcançará a salvação facilmente e que não emergirá facilmente das trevas. Se buscar o caminho da verdade o agrada, então você é alguém que habita sempre na luz. Se você fica muito contente em ser um servidor na casa de Deus, trabalhando diligente e conscienciosamente no anonimato, sempre dando e nunca tirando, então digo que você é um santo leal, porque não busca recompensa e está simplesmente sendo honesto. Se você estiver disposto a ser sincero, se estiver disposto a despender tudo de si, se for capaz de sacrificar sua vida por Deus e ser firme em seu testemunho, se você for honesto a ponto de somente saber satisfazer a Deus sem considerar a si mesmo ou tomar para si mesmo, então digo que tais são pessoas nutridas na luz e que viverão para sempre no reino.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Três admoestações”

Aprecio muito quem não nutre suspeita de outras pessoas e também gosto muito de quem prontamente aceita a verdade; demonstro grande zelo por esses dois tipos de pessoas, porque, a Meu ver, são pessoas honestas. Se for muito enganador, você terá um coração defensivo e pensamentos de suspeita em relação a todos os assuntos e a todas as pessoas, e por isso sua fé em Mim será edificada sobre um fundamento de suspeição. Eu jamais poderia reconhecer tal fé. Sem ter fé genuína, vocês se distanciarão ainda mais do amor real. E, se está propenso a duvidar de Deus e especular sobre Ele a bel-prazer, você, sem dúvida, é a mais enganadora de todas as pessoas. Você especula se Deus pode ser como um ser humano: imperdoavelmente pecaminoso, de caráter mesquinho, desprovido de equidade e razão, carente de um senso de justiça, dado a táticas viciosas, traiçoeiro e astuto, que se agrada com o mal e com a escuridão, e assim por diante. A razão de o homem ter tais pensamentos não é por não ter o menor conhecimento de Deus? Esse tipo de fé nada é senão pecado! Aliás, há até alguns que creem que aqueles que Me agradam não passam de aduladores e bajuladores e que quem carece dessas habilidades não será bem-vindo e perderá seu lugar na casa de Deus. Esse é todo o conhecimento que vocês juntaram nesses anos todos? É isso que vocês ganharam? E o conhecimento que vocês têm sobre Mim não se limita a esses mal-entendidos; ainda pior é a sua blasfêmia contra o Espírito de Deus e o seu aviltamento do Céu. Essa é a razão de Eu dizer que tal tipo de fé como a de vocês apenas os levará a afastar-se ainda mais de Mim e a intensificar sua oposição a Mim.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Como conhecer o Deus na terra”

Eu sempre medi o homem com um padrão muito rigoroso. Se sua lealdade vem com intenções e condições, então Eu prefiro não ter nada da sua suposta lealdade, porque abomino aqueles que Me enganam por meio de suas intenções e Me extorquem com condições. Eu só desejo que o homem seja absolutamente leal a Mim e que faça todas as coisas pelo bem de — e para provar — uma palavra: fé. Eu desprezo o uso que vocês fazem de lisonjas para tentar Me fazer regozijar, pois sempre os tratei com sinceridade, e por isso desejo que vocês também ajam para Comigo com uma fé verdadeira.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Você é um verdadeiro crente em Deus?”

Quais são as expressões de uma pessoa honesta? O xis da questão é praticar a verdade em todas as coisas. Se você diz que é honesto, mas sempre relega as palavras de Deus ao fundo da sua mente e faz o que quer, então essa é uma expressão de uma pessoa honesta? Você diz: “Meu calibre é baixo, mas sou honesto no coração”. Quando um dever lhe compete, no entanto, você tem medo de sofrer ou que, se não o cumprir bem, terá de assumir a responsabilidade, e assim você inventa desculpas para esquivar-se dele e recomenda que outros o façam. Isso é uma expressão de uma pessoa honesta? Claramente não é. Como, então, uma pessoa honesta deveria se comportar? Ela deveria aceitar e obedecer, e então ser totalmente devotada a fazer seus deveres com o melhor da sua capacidade, esforçando-se para atender a vontade de Deus. Isso é expressado de diversas maneiras. Uma maneira é que você deveria aceitar seu dever com honestidade, não pensar em outra coisa e não ser indiferente a ele. Não maquine para o seu benefício próprio. Isso é uma expressão de honestidade. Outra maneira é pôr toda a sua força e todo o seu coração nele. Você diz: “Isso é tudo que posso fazer; porei tudo em jogo e o dedicarei completamente a Deus”. Isso não é uma expressão de honestidade? Você dedica tudo que tem e tudo que pode fazer — isso é uma expressão de honestidade. Se você não estiver disposto a dedicar tudo que tem, se o mantiver guardado e escondido, for escorregadio em suas ações, fugir ao seu dever e fizer com que outra pessoa o faça porque você tem medo de ter de arcar com as consequências de não fazer um trabalho bom, então isso é ser honesto? Não, não é. Portanto, ser uma pessoa honesta não é meramente uma questão de ter um desejo. Se não o põe em prática quando as coisas o acometem, então você não é uma pessoa honesta. Quando encontrar problemas, você precisa praticar a verdade e ter expressões práticas. Essa é a única maneira de ser uma pessoa honesta, e apenas essas são as expressões de um coração honesto. Algumas pessoas sentem que, para ser uma pessoa honesta, basta simplesmente falar a verdade e não contar mentiras. A definição de ser honesto é realmente tão limitada? De forma alguma. Você precisa revelar seu coração e entregá-lo a Deus; essa é a atitude que uma pessoa honesta deve ter. Portanto, a honestidade é extremamente preciosa. Qual é a implicação aqui? É que esse coração é capaz de controlar seu comportamento e controlar seus estados. Esse coração é tão precioso. Se tiver esse tipo de honestidade, então você deveria viver nesse tipo de estado, exibir esse tipo de comportamento e ter esse tipo de dispêndio.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Apenas sendo uma pessoa honesta pode-se ser verdadeiramente feliz”

Se você acredita em Deus há muitos anos, e quanto mais as pessoas têm contato com você, mais elas acreditam que você é honesto — honesto em suas palavras, honesto com os outros e honesto no cumprimento de seus deveres, isto é, que você é uma pessoa clara e transparente, transparente em suas palavras e ações; e se, por meio daquilo que você faz e diz, por meio das opiniões que expressa, por meio dos deveres que cumpre e por meio de sua atitude honesta quando fala com os outros, eles conseguem enxergar seu coração, sua personalidade e seu caráter e sua busca, assim como suas ambições e metas mais íntimas, e ver que você é uma pessoa honesta, então você é uma pessoa honesta. Se você acredita em Deus e cumpre o seu dever há bastante tempo, mas as pessoas acham que você não é transparente em sua fala e não conseguem dizer exatamente quais são as suas opiniões, e quando você faz as coisas, elas não conseguem enxergar seu coração nem seus propósitos e intenções mais íntimos; e se você é uma pessoa furtiva, muito boa em se esconder, em fingir, em se disfarçar, em se apresentar bem; e os outros, tendo tido contato com você por vários anos, ainda não conseguem enxergar seu coração, só conseguem ter uma noção do seu temperamento, da sua personalidade, e só sabem se você tem um temperamento explosivo ou é do tipo fleumático, ou se você é um homem que agrada a todos — se eles só conseguem enxergar sua personalidade, mas não conseguem ver qual é a essência do seu caráter mais profundo, então você está encrencado. O que isso prova? Prova que seu coração ainda está sendo controlado por Satanás, que você não ganhou nem um pouco da verdade e que seu caráter corrupto não foi nem um pouco purificado. É muito difícil que uma pessoa como essa seja salva. A despeito do fato de ser evasiva e conseguir enrolar os outros, de ser esperta e sagaz, e ser boa em interações interpessoais, todos que trabalham com ela sempre têm uma sensação de incerteza, inconfiabilidade, suspeita — um senso de que não se deve confiar nela. As pessoas que trabalham com ela sentem que parece haver algo mais, além das aparências, algo inescrutável. Essa pessoa não é um verdadeiro crente em Deus.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Somente sendo honesto é que se pode viver uma semelhança humana real”

Por que Deus sempre ressaltou que as pessoas deveriam ser honestas? Porque é muito importante e está diretamente relacionado a se você pode ou não ser salvo. Algumas pessoas dizem: “Sou arrogante, hipócrita, irritadiço, muitas vezes exponho minha naturalidade, sou superficial e fútil, adoro entreter pessoas e sempre quero a aprovação dos outros…”. Tudo isso são meras bagatelas. Não fique falando sobre elas o tempo todo. Não importa qual seja seu caráter ou personalidade, contanto que seja capaz de ser honesto como Deus exige, você pode ser salvo. Então, o que acha: é importante ser honesto? Isso é o mais importante, e por isso, na passagem das palavras de Deus “Três admoestações”, Deus fala sobre ser honesto. A despeito do fato de Deus falar sobre como viver no espírito, como viver uma vida espiritual normal, como viver uma vida correta na igreja ou como viver uma humanidade normal em outros textos, em lugar nenhum Ele diz às pessoas explicitamente que tipo de pessoa devem ser ou como devem praticar — mas, ao falar sobre ser honesto, Ele mostra uma senda para as pessoas e lhes diz como colocá-la em prática; isso é muito explícito. Deus diz: “Se você tiver muitas confidências que reluta em compartilhar, se estiver muito indisposto a desnudar seus segredos — suas dificuldades — diante dos outros de forma a buscar o caminho da luz, então digo que você é alguém que não alcançará a salvação facilmente”. Ser honesto está relacionado a alcançar a salvação. O que vocês acham: ser honesto é importante? (Sim.) O que Deus quer são pessoas que sejam honestas. Se você é capaz de mentir e enganar, você é uma pessoa enganosa, desonesta e sinistra, não uma pessoa honesta e, então, não há chance de Deus salvar você, nem você pode ser salvo de maneira alguma. Você não se transformou em alguém que é honesto, e diz que já é muito devoto, que não é arrogante nem hipócrita, que é bem capaz de pagar um preço ou que pode espalhar o evangelho e levar muitas pessoas a Deus. Mas você não é honesto e ainda é enganoso e não mudou em nada. Você pode ser salvo? (Não.) E assim essas palavras de Deus lembram cada um de nós que, para sermos salvos, devemos, acima de tudo, ser honestos de acordo com as palavras e exigências de Deus. Devemos nos abrir, desnudar nosso caráter corrupto, ser capazes de expor nossos motivos e segredos e buscar o caminho da luz.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “A prática mais fundamental de ser uma pessoa honesta”

O fato de Deus pedir para as pessoas serem honestas prova que Ele realmente abomina aquelas que são enganosas e que Ele não gosta de pessoas enganosas. O fato de Deus não gostar de pessoas enganosas significa que Ele não gosta de suas ações, de seu caráter e de suas motivações; isto é, Ele não gosta do jeito como as pessoas fazem as coisas. Portanto, se quisermos agradar a Deus, devemos primeiro mudar nossas ações e a maneira na qual existimos. Anteriormente, confiávamos em mentiras e fingimento para viver entre as pessoas, usando essas coisas como nosso capital e como a base existencial, a vida e o fundamento segundo os quais nós nos comportávamos. Isso era algo que Deus desprezava. Entre os descrentes do mundo, se você não sabe ser manipulador ou enganador, permanecer firme pode ser muito difícil. Você só conseguiria contar mentiras, se envolver em trapaças e usar intrigas e métodos insidiosos para proteger e camuflar a si mesmo a fim de obter uma vida melhor. Na casa de Deus, é exatamente o oposto: quanto mais enganoso você for, quanto mais você empregar manipulação sofisticada para fingir e disfarçar a si mesmo, menos capaz você será de permanecer firme, e mais Deus desprezará e rejeitará você. Deus predestinou que apenas pessoas honestas podem fazer parte do reino dos céus. Se você não for honesto e se, em sua vida, sua prática não estiver voltada para ser honesto e você não revelar sua própria face verdadeira, então você jamais terá qualquer chance de ganhar a obra ou o elogio de Deus.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “A prática mais fundamental de ser uma pessoa honesta”

Deus diz às pessoas que não devem ser enganosas, mas ser honestas, falar honestamente e fazer coisas honestas. O significado de Deus dizer isso é para permitir que as pessoas tenham uma semelhança humana verdadeira, para que não tenham a semelhança de Satanás, que fala como uma serpente se arrastando pelo chão, sempre equivocando, obscurecendo a verdade da questão. Isto é, é dito para que as pessoas, tanto em palavra como ação, possam viver uma vida digna e reta, sem um lado escuro, sem qualquer coisa vergonhosa, com um coração puro, com um exterior que esteja em harmonia com aquilo que está no interior; elas dizem tudo que está em seu coração e não enganam ninguém nem enganam a Deus, não retendo nada, com o coração igual a um pedaço de terra pura. Esse é o objetivo de Deus ao exigir que as pessoas sejam pessoas honestas.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “O homem é o maior beneficiário do plano de gerenciamento de Deus”

Somente se as pessoas buscarem ser honestas, elas poderão saber quão profundamente corruptas elas são e se elas têm ou não qualquer semelhança humana; somente quando estiverem praticando a honestidade, elas poderão se conscientizar de quantas mentiras elas contam e quão profundamente escondidas estão sua enganação e desonestidade. Somente enquanto tiverem a experiência de praticar ser honestas, as pessoas podem, aos poucos, vir a conhecer a verdade de sua própria corrupção e reconhecer sua própria natureza-essência, e somente então seus caracteres corruptos podem ser constantemente purificados. Somente no decurso da purificação constante de seus caracteres corruptos, as pessoas serão capazes de ganhar a verdade. Tome tempo para experimentar essas palavras. Deus não aperfeiçoa aqueles que são enganosos. Se o seu coração não for honesto — se você não for uma pessoa honesta —, então você nunca será ganho por Deus. Da mesma forma, você nunca ganhará a verdade e também será incapaz de ganhar Deus. Se você não pode ganhar Deus e não entende a verdade, então o que isso significa? Significa que você é hostil a Deus, é incompatível com Deus e Ele não é o seu Deus. E se Deus não é o seu Deus, então você não pode alcançar a salvação. Se não puder alcançar a salvação, você será para sempre um inimigo amargo de Deus e seu resultado estará fixado. Assim, se as pessoas desejam ser salvas, elas devem começar sendo honestas. Existe um sinal que marca todos aqueles que, no fim, serão ganhos por Deus. Vocês sabem qual é? Está escrito em Apocalipse, na Bíblia: “E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis”. Quem são “eles”? São aqueles que são aperfeiçoados e ganhos por Deus e são salvos. Como Deus descreve essas pessoas? Quais são as características e expressões de suas ações? (Elas são irrepreensíveis. Não contam mentiras.) Todos vocês deveriam entender e compreender o que significa não contar mentiras: significa ser honesto. O que significa ser irrepreensível? Como Deus define alguém que é irrepreensível? Os irrepreensíveis são capazes de temer a Deus e evitar o mal; são aqueles que conseguem aderir ao caminho de Deus. Tais pessoas são perfeitas aos olhos de Deus; são irrepreensíveis.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Seis indicadores de crescimento na vida”

Todos os dias temos 24 horas e 1440 minutos. Você está disposto a dedicar 10 minutos para estudar o caminho de Deus? Você está convidado a se juntar ao nosso grupo de estudo.👇

Conteúdo relacionado

Conecte-se conosco no Messenger