O que é dever e como se deve vê-lo

07 de Outubro de 2018

Palavras de Deus relevantes:

Como membros da raça humana e cristãos devotos, é responsabilidade e obrigação de todos nós oferecer nossa mente e nosso corpo para a realização da comissão de Deus, pois todo o nosso ser veio de Deus e existe graças à Sua soberania. Se a nossa mente e o nosso corpo não servirem à comissão de Deus e à causa justa da humanidade, então nossa alma se sentirá indigna daqueles que foram martirizados pela comissão de Deus e mais indigna ainda de Deus, que nos proveu de todas as coisas.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Apêndice 2: Deus preside o destino de toda a humanidade”

Não há correlação entre o dever do homem e se ele é abençoado ou amaldiçoado. O dever é o que o homem deve cumprir; é sua vocação providencial, e não deveria depender de recompensa, condições ou razões. Só então ele está fazendo o seu dever. Ser abençoado é quando alguém é aperfeiçoado e desfruta das bênçãos de Deus após experimentar julgamento. Ser amaldiçoado é quando o caráter de alguém não muda depois de ter experimentado castigo e julgamento, é quando não experimenta ser aperfeiçoado, mas, sim, punido. Mas, independentemente de ser abençoados ou amaldiçoados, os seres criados devem cumprir seu dever, fazer o que devem fazer e fazer o que são capazes de fazer; isso é o mínimo que uma pessoa, uma pessoa que busca a Deus, deveria fazer. Você não deve fazer o seu dever apenas para ser abençoado e não deve se recusar a agir por medo de ser amaldiçoado. Deixe-Me dizer-lhes uma coisa só: o desempenho do homem de seu dever é o que ele deve fazer e, se ele é incapaz de desempenhar seu dever, então isso é a sua rebeldia. É através do processo de fazer o seu dever que o homem é gradualmente mudado e é através desse processo que ele demonstra sua lealdade. Assim, quanto mais você for capaz de fazer o seu dever, mais verdade você receberá e mais real sua expressão se tornará. Aqueles que simplesmente agem sem se envolver ao cumprir seu dever e não buscam a verdade serão eliminados no fim, pois tais pessoas não fazem seu dever na prática da verdade e não praticam a verdade no cumprimento de seu dever. Elas são aquelas que permanecem inalteradas e serão amaldiçoadas. Suas expressões não só são impuras, mas tudo que expressam é maldade.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “A diferença entre o ministério de Deus encarnado e o dever do homem”

O que é o dever? O dever não é gerenciado por você — não é a sua carreira nem o seu trabalho; em vez disso, é a obra de Deus. A obra de Deus requer a sua cooperação, o que dá origem ao seu dever. A parte da obra de Deus com a qual o homem deve cooperar é o seu dever. O dever é a porção da obra de Deus — não é sua carreira, não são seus assuntos domésticos, nem seus assuntos particulares na vida. Se o seu dever é lidar com assuntos externos ou internos, é a obra da casa de Deus, ela forma uma parte do plano de gerenciamento de Deus e é a comissão que Deus deu a você. Não é seu negócio pessoal.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Só buscando as verdades-princípio é possível realizar bem o seu dever”

Como o dever passa a existir? Falando de modo geral, ele passa a existir como resultado da obra de gerenciamento de Deus de trazer a salvação para a humanidade; falando de modo específico, na medida em que a obra de gerenciamento de Deus se desdobra entre a humanidade, surgem várias tarefas que precisam ser feitas, e elas requerem que as pessoas cooperem e as completem. Isso fez surgir responsabilidades e missões para as pessoas cumprirem, e essas responsabilidades e missões são os deveres que Deus concede à humanidade. Portanto, na casa de Deus, as diferentes tarefas que requerem a cooperação das pessoas são os deveres que elas deveriam cumprir. Então, há diferenças entre os deveres quanto a serem melhores e piores, nobres e humildes ou grandes e pequenos? Tais diferenças não existem; contanto que algo tenha a ver com a obra de gerenciamento de Deus, seja uma exigência de Sua execução de Sua obra ou uma exigência do trabalho de Sua casa, é um dever da pessoa. Essa é a definição e a origem do dever. Sem a obra de gerenciamento de Deus, as pessoas na Terra — independentemente de como vivam — teriam deveres? (Não.) Agora você vê claramente que existe uma relação direta entre os deveres de seres criados e a obra de gerenciamento de Deus para a salvação da humanidade. Pode-se dizer que, sem a salvação da humanidade por Deus e sem a obra de gerenciamento que Ele lançou na Terra entre os homens, as pessoas não teriam nenhum dever de que falar. Visto sob essa perspectiva, o dever é importante para cada pessoa que segue a Deus, não é? Em termos amplos, você está participando da obra do plano de gerenciamento de Deus; mais especificamente, você está cooperando com os vários tipos de trabalhos de Deus que são exigidos em momentos diferentes e no meio de diferentes grupos de pessoas. Não importa qual seja o seu dever, ele é uma missão que Deus lhe deu. Às vezes, você pode ser obrigado a cuidar ou salvaguardar um objeto importante. Isso pode ser uma questão relativamente trivial que só pode ser chamada uma responsabilidade sua, mas é uma tarefa que Deus lhe deu; você a recebeu Dele. Em termos mais amplos, Deus lhe dá uma comissão, que pode ser espalhar o evangelho ou liderar uma igreja, ou pode ser um trabalho ainda mais perigoso e mais importante. Não importa, contanto que tenha a ver com a obra de Deus e o trabalho de Sua casa, as pessoas deveriam aceitá-lo como um dever de Deus. Dever é, em termos ainda mais amplos, a missão de uma pessoa, uma comissão confiada por Deus; mais especificamente, é a sua responsabilidade, sua obrigação. Visto que é sua missão, uma comissão confiada a você por Deus, e que é sua responsabilidade e obrigação, ele nada tem a ver com seus assuntos pessoais.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Qual o desempenho adequado do dever?”

As criaturas de Deus deveriam cumprir seu dever; você vive sob o domínio de Deus, aceita tudo que é fornecido por Deus, tudo que vem de Deus, e por isso você deveria cumprir suas responsabilidades e obrigações — esse é o seu dever. Isso mostra que, para a humanidade, o cumprimento do dever de uma criatura de Deus é mais justo, mais lindo e mais nobre do que qualquer outra coisa feita durante a vida no mundo do homem; nada em meio à humanidade é mais significativo ou digno e nada traz maior significado e valor para a vida de uma criatura de Deus do que cumprir o dever de uma criatura de Deus. Uma criatura de Deus ser capaz de cumprir o dever de uma criatura de Deus, ser capaz de satisfazer o Criador, é a coisa mais maravilhosa em meio à humanidade e é algo que deve ser celebrado pela humanidade. Qualquer coisa confiada pelo Criador às criaturas de Deus deve ser aceita por elas incondicionalmente; para a humanidade, isso é algo abençoado e glorioso, e para toda a humanidade que cumpre o dever de uma criatura de Deus, nada é mais maravilhoso ou digno de comemoração — é algo positivo. E quanto a como o Criador trata aqueles que cumprem o dever de uma criatura de Deus e o que lhes promete, isso é um assunto do Criador e não interessa à humanidade criada. Francamente, isso cabe a Deus; você receberá o que Deus lhe der, e se Ele não lhe der nada, não há nada que você possa dizer a respeito. Quando uma criatura de Deus aceita a comissão de Deus e coopera com o Criador para cumprir seu dever e fazer o que puder, isso não é uma transação ou um negócio; as criaturas de Deus não devem tentar usar alguma atitude ou algo para trocar por bênçãos ou promessas de Deus. Quando o Criador lhes confia esse trabalho, é correto e apropriado que, como criaturas de Deus, vocês aceitem esse dever e comissão; não há transação envolvida. Da parte do Criador, Ele está disposto a confiar essa comissão a cada um de vocês; e da parte da humanidade, as pessoas devem aceitar esse dever com alegria, tratando-o como a obrigação de sua vida, como valor que devem viver nesta vida. Não existe transação alguma aqui, isso não é uma troca equivalente, muito menos envolve alguma recompensa ou qualquer tipo de interpretação. Não é um negócio, não é uma troca pelo preço que as pessoas pagam ou pelo trabalho com que contribuem quando cumprem seu dever. Deus nunca disse isso, e isso não deveria ser entendido desse jeito pelo homem.

A Palavra, vol. 4: Expondo os anticristos, “Eles só cumprem seu dever para se distinguir e alimentar seus próprios interesses e ambições; eles nunca levam em consideração os interesses da casa de Deus e até traem esses interesses em troca de glória pessoal (VII)”

O modo como você vê as comissões de Deus é um assunto muito sério! Se você não consegue completar o que Deus lhe confiou, então não está apto para viver em Sua presença e deveria ser punido. É ordenado pelo Céu e reconhecido pela terra que os humanos devem completar quaisquer comissões que Deus lhes confia; essa é a sua responsabilidade suprema, e é tão importante quanto a sua própria vida. Se você não leva a sério as comissões de Deus, então está traindo a Ele da maneira mais grave; nisso você é mais lamentável que Judas e você deveria ser amaldiçoado. As pessoas devem ganhar um entendimento completo de como ver o que Deus lhes confia e, no mínimo, devem compreender que as comissões que Ele confia à humanidade são exaltações e favores especiais de Deus; são as coisas mais gloriosas. Tudo o mais pode ser abandonado; mesmo que alguém deva sacrificar sua própria vida, ainda precisa cumprir a comissão de Deus.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Como conhecer a natureza do homem”

O que reflete de forma mais direta e perceptível o vínculo que o liga a Deus é como você trata os assuntos que Ele lhe confia e as tarefas que lhe atribui, e qual é a sua atitude. Essa é a questão mais diretamente observável. Quando você compreender esse ponto crucial e cumprir a comissão que Deus lhe deu, seu relacionamento com Deus será normal. Se, quando Deus lhe confia uma tarefa, ou lhe manda cumprir um determinado dever, sua atitude é superficial e apática, e você não o vê como uma prioridade, isso não é exatamente o oposto de dar todo o seu coração e força? Portanto, sua atitude no cumprimento do seu dever é de crucial importância, assim como o método e a senda que você escolhe. Qual é o resultado de cumprir seu dever de forma superficial e apressada e de tratá-lo levianamente? É o baixo cumprimento do seu dever, embora você seja capaz de cumpri-lo bem — seu desempenho não será bom o suficiente, e Deus não ficará satisfeito com sua atitude em relação ao seu dever. Se, originalmente, você tivesse buscado e cooperado normalmente; se tivesse devotado todos os seus pensamentos a ele; se tivesse colocado o coração e a alma em fazê-lo, colocado todo o seu esforço nele e devotado um período de seu trabalho, seu empenho e seus pensamentos a ele, ou dedicado algum tempo a materiais de referência e entregue a totalidade de sua mente e corpo a ele; se tivesse sido capaz de tal cooperação, então Deus estaria à frente, guiando você. Você não precisa exercer muita força; quando não poupar nenhum esforço ao cooperar, Deus já terá arranjado tudo por você. Se você for astuto e traiçoeiro e, na metade do trabalho, tiver uma mudança de opinião e se desviar, então Deus não mostrará nenhum interesse por você; você terá perdido essa oportunidade, e Deus dirá: “Você não é bom o suficiente; você é inútil. Vá e saia do caminho. Você gosta de ser preguiçoso, não? Você gosta de ser enganoso e astuto, não gosta? Você gosta de descansar? Bem, então descanse”. Deus dará essa graça e oportunidade à próxima pessoa. O que vocês acham: isso é perda ou ganho? É uma perda enorme!

Extraído da comunhão de Deus

Algumas pessoas veem o cumprimento de seus deveres como um capital, algumas veem o cumprimento de seus deveres como tarefas pessoais, e outras veem o cumprimento de seus deveres como seu trabalho, seus empreendimentos ou assuntos particulares ou veem um dever como uma espécie de passatempo, entretenimento ou hobby para matar o tempo. Em resumo, não importa que tipo de atitude você tenha em relação ao seu dever, se você não o recebeu de Deus e se não consegue tratá-lo como uma tarefa que um ser criado dentro da obra de gerenciamento de Deus deve fazer ou com que deve cooperar, o que você está fazendo não é cumprir o seu dever. Por que levanto esses tópicos? Que problemas estou tentando resolver ao comunicar sobre eles? Estou tentando corrigir as atitudes incorretas que as pessoas têm em relação aos seus deveres. Uma vez que entenderem essas verdades, sua atitude em relação aos seus deveres gradualmente se alinhará com a verdade e se conformará aos seus princípios bem como às exigências de Deus. No mínimo, sua perspectiva e atitude em relação ao seu dever devem estar alinhadas com a verdade e as exigências de Deus. Deveres são tarefas confiadas às pessoas por Deus; são missões a serem completadas pelas pessoas. Porém, um dever certamente não é o seu negócio próprio gerenciado pessoalmente, nem é um contrapeso para você se destacar da multidão. Algumas pessoas usam seus deveres como oportunidades para se engajar em gerenciamento próprio e formam panelinhas; algumas, para satisfazer seus desejos; algumas, para preencher os vazios que sentem por dentro; e outras, para satisfazer sua mentalidade de confiar na sorte, pensando que, enquanto cumprirem seus deveres, terão uma porção na casa de Deus e no maravilhoso destino que Deus arranja para o homem. Tais atitudes em relação ao dever são incorretas; elas causam repulsa a Deus e devem ser resolvidas com urgência.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Qual o desempenho adequado do dever?”

Qual é a atitude correta em relação ao seu dever, que manifesta que você possui a verdade? Primeiro, você não pode escrutinizar por quem ele foi arranjado, que nível de liderança o atribuiu — você deve aceitá-lo de Deus. Além do mais, seja qual for o seu dever, não discrimine entre alto e baixo. Suponha que você diga: “Embora essa tarefa seja uma comissão de Deus e a obra da casa de Deus, se eu a fizer, as pessoas podem me olhar com desprezo. Os outros recebem um trabalho que lhes permite destacar-se. Como essa tarefa que me foi dada, que não me permite destaque e só faz eu me esforçar nos bastidores, pode ser chamada de dever? Esse é um dever que não posso aceitar; esse não é o meu dever. O meu dever tem de ser aquele que me põe em destaque na frente dos outros e me permite ganhar renome para mim — e mesmo se eu não ganhar renome para mim nem me destacar, ainda tenho de me beneficiar disso e me sentir fisicamente em paz”. Essa é uma atitude aceitável? Ser seletivo é não aceitar o que vem de Deus; é fazer escolhas de acordo com as suas preferências. Isso é não aceitar o seu dever; é recusar o seu dever. Assim que tenta ser exigente na escolha, você não é mais capaz de uma aceitação verdadeira. Tal seletividade é adulterada por seus desejos e preferências individuais; quando você leva em consideração seu benefício próprio, sua reputação e assim por diante, a sua atitude para com o dever não é submissa. Eis a atitude para com o dever: primeiro, você não pode analisá-lo, nem pensar em quem o designou a você; ao contrário, deveria aceitá-lo de Deus, como o seu dever e como o que você deveria fazer. Segundo, não discrimine entre alto e baixo e não se preocupe com a natureza dele — se é feito na frente das pessoas ou fora de sua vista, se lhe permite destaque ou não. Não considere essas coisas. Essas são as duas características da atitude com a qual as pessoas deveriam abordar seus deveres.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Qual o desempenho adequado do dever?”

Qual é a atitude mais básica que se deve ter em relação ao dever? Se você dissesse: “Já que a casa de Deus me deu esse dever, ele pertence a mim, e eu posso cumpri-lo como quiser”, essa seria uma atitude aceitável? Absolutamente não. Se você tiver tais pensamentos, eles causarão problemas, e isso significa que você começou a seguir uma senda ruim. Você não deve pensar assim. Então, qual é a maneira correta de pensar? Primeiro, você deve buscar a verdade e os princípios. Busque as seguintes coisas: como deve ser cumprido esse dever, o que Deus exige, quais são os princípios das exigências de Deus para as pessoas, o que você deve fazer, que partes do trabalho você deve concluir e como deve agir para ser totalmente dedicado e responsável enquanto cumpre esse dever. Então, a quem se deve prestar devoção? A Deus — você deve ser devotado a Ele, responsável em relação às outras pessoas e, quanto a si mesmo, deve aderir ao princípio e sustentar seu dever. O que significa aderir ao princípio? Aderir ao princípio é agir de acordo com as palavras e a verdade de Deus. O que, então, significa sustentar o dever? Digamos, por exemplo, que um dever tenha sido dado a você por um ano ou dois, mas, até agora, ninguém o supervisionou. O que você deve fazer? Se ninguém supervisionar você, isso significa que o dever acabou? Não se importe se alguém o supervisiona ou verifica como você está indo; essa tarefa foi confiada a você e, embora não seja assunto pessoal seu, foi atribuída a você e é de sua responsabilidade. Você deve considerar como esse trabalho deve ser feito e como deve ser bem feito, e é assim que você deve fazê-lo. Se você estiver sempre esperando que outras pessoas o verifiquem, que elas o supervisionem e o pressionem, é essa a atitude que você deveria ter em seu dever? Que tipo de atitude é essa? Essa é uma atitude passiva; não é a atitude que você deveria adotar em relação ao seu dever.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Qual o desempenho adequado do dever?”

Vocês devem cumprir seu dever o melhor que puderem, de coração aberto e honesto, e estar dispostos a pagar o preço que for preciso. Como vocês disseram, quando o dia chegar, Deus não será remisso com alguém que sofreu ou pagou um preço por Ele. Essa é uma convicção do tipo que vale a pena manter, e vocês não deveriam esquecê-la jamais. Somente assim posso acalmar-Me quanto a vocês. Caso contrário, nunca conseguirei acalmar-Me com relação a vocês, e sempre serão objeto da Minha aversão. Se todos vocês puderem seguir sua consciência e dar tudo de si por Mim, se não pouparem esforços pela Minha obra e devotarem uma vida inteira de esforço à Minha obra do evangelho, então Meu coração não pulará de alegria por vocês com frequência? Desse jeito, conseguirei acalmar-Me por completo a respeito de vocês, não é mesmo?

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Sobre o destino”

O que vocês devem realizar hoje não são exigências adicionais, mas o dever do homem e aquilo que deve ser feito por todas as pessoas. Se vocês são incapazes de fazer o seu dever ou de fazê-lo corretamente, não estão criando problemas para si mesmos? Não estão cortejando a morte? Como podem ainda esperar ter um futuro e perspectivas? A obra de Deus é para o bem da humanidade e a colaboração do homem é dada para o bem do gerenciamento de Deus. Quando Deus tiver realizado tudo o que Ele deve realizar, requer-se que o homem não poupe esforços na sua prática e colabore com Deus. Na obra de Deus o homem não deve poupar esforços, deve oferecer sua lealdade e não se entregar a múltiplas noções, nem sentar-se passivamente esperando a morte. Deus pode se sacrificar pelo homem, por que o homem não pode oferecer a sua lealdade a Deus? Deus é uno de coração e mente para com o homem, então, por que o homem não pode oferecer um pouco de colaboração? Deus realiza Sua obra para a humanidade, então por que o homem não pode realizar parte de seu dever para ajudar o gerenciamento de Deus? A obra de Deus alcançou o estágio atual e mesmo assim vocês veem, mas não agem, vocês ouvem, mas não se movem. Pessoas assim não são objetos de perdição? Deus já Se dedicou inteiramente ao homem, então por que, hoje, o homem é incapaz de realizar o seu dever com seriedade? Para Deus, Sua obra é Sua primeira prioridade, e a obra de Seu gerenciamento é da maior importância. Para o homem, colocar as palavras de Deus em prática e cumprir as exigências de Deus são sua primeira prioridade. Vocês todos devem compreender isso.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “A obra de Deus e a prática do homem”

O desempenho do homem de seu dever é, na verdade, a realização de tudo que é inerente ao homem, isto é, do que lhe é possível. É aí que o seu dever é cumprido. Os defeitos do homem durante seu serviço são reduzidos gradualmente por meio da experiência progressiva e do processo de submeter-se ao julgamento; eles não impedem nem afetam o dever do homem. Os que param de servir ou cedem e retrocedem por medo de que possa haver inconvenientes em seu serviço são os mais covardes de todos. Se as pessoas não podem expressar o que deviam expressar durante o serviço, nem alcançar o que lhes é inerentemente possível, e, em vez disso, se enganam e agem sem se envolver, elas perderam a função que um ser criado deveria ter. Essas pessoas são o que é conhecido por “mediocridades”; são refugo inútil. Como tais pessoas podem ser apropriadamente chamadas de seres criados? Não são seres corruptos que brilham por fora estando podres por dentro? Se um homem chama a si mesmo de Deus, mas é incapaz de expressar o ser divino, de fazer a obra do Próprio Deus ou representar Deus, sem dúvida alguma ele não é Deus, pois não tem a substância de Deus, e aquilo que Deus pode inerentemente alcançar não existe dentro dele. Se perde o que é inerentemente alcançável por ele, o homem não pode mais ser considerado homem e não é digno de permanecer como um ser criado nem de se achegar diante de Deus e O servir. Além disso, ele não é digno de receber a graça de Deus nem de ser cuidado, protegido e aperfeiçoado por Deus. Muitos que perderam a confiança de Deus prosseguem para perder a graça de Deus. Não apenas não desprezam seus erros, mas descaradamente propagam a ideia de que o caminho de Deus é incorreto, e os rebeldes até negam a existência de Deus. Como tais pessoas, que são possuídas por tanta rebeldia, podem ter direito de desfrutar da graça de Deus? Aqueles que não desempenham seu dever são muito rebeldes contra Deus, e devem muito a Ele, mas viram e reclamam que Deus está errado. Como esse tipo de homem poderia ser digno de ser aperfeiçoado? Isso não é o que precede a ser eliminado e punido? As pessoas que não fazem o seu dever diante de Deus já são culpadas do mais hediondo dos crimes, para quem até a morte é uma punição insuficiente, ainda assim elas têm o descaramento de debater com Deus e de se comparar a Ele. De que vale aperfeiçoar tais pessoas? Quando deixam de cumprir seu dever, as pessoas deveriam se sentir culpadas e em dívida; deveriam menosprezar sua fraqueza e inutilidade, sua rebeldia e corrupção e, além disso, deveriam dar sua vida por Deus. Só então elas são seres criados que realmente amam Deus, e só essas pessoas são dignas de desfrutar as bênçãos e promessas de Deus e de ser aperfeiçoadas por Ele. E que dizer da maioria de vocês? Como tratam o Deus que vive entre vocês? Como desempenharam seu dever diante Dele? Fizeram tudo que foram chamados para fazer, até mesmo ao custo da própria vida? O que sacrificaram? Vocês não receberam de Mim muitas coisas? Conseguem discernir? Quão leais vocês são a Mim? Como Me serviram? E quanto a tudo que Eu lhes tenho concedido e feito por vocês? Vocês calcularam tudo isso? Vocês todos julgaram e compararam isso com essa mínima consciência que vocês têm? Suas palavras e ações poderiam ser dignas de quem? Poderia ser que esse seu sacrifício minúsculo seja digno de tudo o que Eu concedi a vocês? Eu não tenho outra escolha e tenho sido dedicado a vocês de todo o coração, mesmo assim vocês abrigam intenções maldosas e são indiferentes para Comigo. Essa é a extensão do seu dever, da sua única função. Não é assim? Vocês não sabem que fracassaram totalmente em desempenhar o dever de um ser criado? Como vocês podem ser considerados seres criados?

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “A diferença entre o ministério de Deus encarnado e o dever do homem”

Todos os dias temos 24 horas e 1440 minutos. Você está disposto a dedicar 10 minutos para estudar o caminho de Deus? Você está convidado a se juntar ao nosso grupo de estudo.👇

Conteúdo relacionado

Conecte-se conosco no Messenger