30. Por que é preciso ser uma pessoa honesta para alcançar a salvação

Palavras de Deus Todo-Poderoso dos últimos dias

Meu reino exige os que são honestos, os que não são hipócritas nem enganadores. As pessoas sinceras e honestas não são impopulares no mundo? Sou exatamente o oposto. É aceitável que as pessoas honestas venham a Mim; fico feliz com esse tipo de pessoa e também necessito desse tipo de pessoa. Essa é precisamente a Minha justiça.

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Declarações de Cristo no princípio, Capítulo 33”

Vocês devem saber que Deus gosta de pessoas honestas. Deus tem a essência da fidelidade, então Sua palavra é sempre digna de confiança; além disso, Suas ações são irrepreensíveis e inquestionáveis. É por isso que Deus gosta daqueles que são absolutamente honestos com Ele. Ser honesto significa entregar o coração a Deus, ser genuíno com Ele em todas as coisas, ser aberto com Ele em todas as coisas, nunca esconder os fatos, nunca tentar enganar quem está acima e abaixo de você e não fazer as coisas apenas para conseguir o favor de Deus. Resumindo, ser honesto é ser puro em suas ações e palavras e não enganar nem a Deus nem aos homens. O que digo é muito simples, mas, para vocês, é duplamente árduo. Muitos prefeririam ser condenados ao inferno a falar e agir com honestidade. Não é de admirar que Eu tenha outro tratamento reservado para aqueles que são desonestos. É claro, Eu entendo bem como é difícil para vocês ser honestos. Porque vocês todos são tão astutos, tão hábeis em medir as pessoas com o próprio critério mesquinho, isso faz da Minha obra muito mais simples. E já que cada um de vocês guarda segredos em seu peito, pois bem, Eu os enviarei, um por um, ao desastre para serem “disciplinados” pelo fogo, de modo que depois vocês possam se tornar totalmente comprometidos em crer nas Minhas palavras. Por fim, Eu arrancarei de sua boca as palavras “Deus é um Deus fiel”, ao que vocês baterão no peito e lamentarão: “Enganoso é o coração do homem!”. Qual será o seu estado de espírito nesse momento? Imagino que vocês não serão tão triunfantes como são agora. E menos ainda serão “profundos e obstrusos” como são agora. Na presença de Deus, alguns são impecáveis e fazem um esforço especial para serem “bem-comportados”, mas mostram as presas e brandem as garras na presença do Espírito. Vocês considerariam tais pessoas como pertencentes às fileiras dos honestos? Se você for hipócrita, uma pessoa hábil em “relações interpessoais”, então digo que você é definitivamente uma pessoa que brinca com Deus. Se suas palavras forem repletas de desculpas e justificativas sem valor, então digo que você detesta colocar a verdade em prática. Se você tiver muitas confidências que reluta em compartilhar, se estiver muito indisposto a desnudar seus segredos — suas dificuldades — diante dos outros de forma a buscar o caminho da luz, então digo que você é alguém que não alcançará a salvação facilmente e que não emergirá facilmente das trevas. Se buscar o caminho da verdade o agrada, então você é alguém que habita sempre na luz. Se você fica muito contente em ser um servidor na casa de Deus, trabalhando diligente e conscienciosamente no anonimato, sempre dando e nunca tirando, então digo que você é um santo leal, porque não busca recompensa e está simplesmente sendo honesto. Se você estiver disposto a ser sincero, se estiver disposto a despender tudo de si, se for capaz de sacrificar sua vida por Deus e ser firme em seu testemunho, se você for honesto a ponto de somente saber satisfazer a Deus sem considerar a si mesmo ou tomar para si mesmo, então digo que tais são pessoas nutridas na luz e que viverão para sempre no reino. Você deve saber se há fé e lealdade verdadeiras em seu interior, se você tem um histórico de sofrer por Deus e se você tem se submetido completamente a Deus. Se você não tem essas coisas, então permanecem em você rebeldia, engano, ganância e queixume. Como o seu coração está longe de ser honesto, você nunca recebeu reconhecimento positivo de Deus e nunca viveu na luz. A forma como o destino de alguém se resolverá, só depende da pessoa ter um coração honesto e vermelho-sangue e uma alma pura. Se você for uma pessoa muito desonesta, de coração malicioso e alma impura, então é certo que vai acabar no local em que o homem é punido, como está escrito no registro do seu destino. Se você alega ser muito honesto, porém nunca consegue agir de acordo com a verdade ou falar uma palavra verdadeira, então você ainda está esperando que Deus o recompense? Ainda espera que Deus o considere a menina dos Seus olhos? Isso não é um modo absurdo de pensar? Você engana a Deus em todas as coisas; como pode a casa de Deus acomodar alguém como você, cujas mãos são impuras?

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Três admoestações”

Por que Deus sempre ressalta que as pessoas devem ser honestas? Porque ser honesto é muito importante — isso tem um efeito direto sobre se uma pessoa consegue ou não se submeter a Deus, e se ela pode ou não alcançar salvação. Algumas pessoas dizem: “Eu sou arrogante e presunçoso, e muitas vezes eu me irrito e revelo corrupção”. Outras dizem: “Eu sou muito superficial e vaidoso, e adoro quando as pessoas me bajulam”. Tudo isso são coisas que são visíveis para as pessoas de fora, e não são problemas grandes. Você não deveria continuar falando sobre elas. Não imporá qual seja seu caráter ou sua personalidade, contanto que você seja capaz de ser uma pessoa honesta como Deus exige, você pode ser salvo. Então, o que vocês acham? É importante ser honesto? Essa é a coisa mais importante, razão pela qual Deus fala sobre ser honesto no capítulo “Três admoestações” de Suas palavras. Em outros capítulos, Ele menciona frequentemente que os crentes deveriam ter uma vida espiritual normal e uma vida de igreja correta, e Ele descreve como eles deveriam viver uma humanidade normal. Suas palavras sobre esses assuntos são gerais; elas não são discutidas em grande detalhe, nem de modo muito específico. No entanto, quando Deus fala sobre ser honesto, Ele aponta a senda que as pessoas devem seguir. Ele diz às pessoas como elas devem praticar e fala com grande detalhe e clareza. Deus diz: “Se você tiver muitas confidências que reluta em compartilhar, se estiver muito indisposto a desnudar seus segredos — suas dificuldades — diante dos outros de forma a buscar o caminho da luz, então digo que você é alguém que não alcançará a salvação facilmente e que não emergirá facilmente das trevas”. Ser honesto diz respeito a alcançar salvação. Então, o que vocês acham, por que Deus exige que as pessoas sejam honestas? Isso toca na verdade do comportamento humano. Deus salva pessoas honestas, e aqueles que Ele quer para Seu reino são pessoas honestas. Se você é capaz de mentir e enganar, você é uma pessoa enganosa, desonesta e insidiosa; não é uma pessoa honesta. Se você não é uma pessoa honesta, não há chance de Deus salvar você, e você não pode ser salvo, de maneira alguma. Você diz que é muito piedoso agora, que não é arrogante, nem hipócrita, que é capaz de pagar um preço ao cumprir seu dever, ou que pode espalhar o evangelho e converter muitas pessoas. Mas você não é honesto, ainda é enganoso, e você não mudou em nada, então você pode ser salvo? De jeito nenhum. E, assim, essas palavras de Deus lembram a todos que, para ser salvo, é preciso, acima de tudo, ser honesto de acordo com as palavras e exigências de Deus. É preciso se abrir, desnudar seu caráter corrupto, suas intenções e seus segredos e buscar o caminho da luz.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “A prática mais fundamental de ser uma pessoa honesta”

Ser uma pessoa honesta significa ser uma pessoa com razão e consciência. Significa ser alguém que é confiável, alguém que Deus ama, e alguém que consegue praticar a verdade e amar a Deus. Ser uma pessoa honesta é a manifestação mais fundamental de possuir humanidade normal e viver uma semelhança humana verdadeira. Se alguém nunca foi honesto nem pensou em ser honesto, ele não pode entender a verdade, muito menos ganhar a verdade. Se você não acredita em Mim, vá e veja por si mesmo ou vá e experimente isso pessoalmente. Somente se você for uma pessoa honesta, seu coração poderá ser aberto para Deus, você poderá aceitar a verdade, a verdade poderá se tornar sua vida e você poderá entender e ganhar a verdade. Se seu coração está sempre fechado, se você não se abre ou não diz o que está no seu coração a ninguém, de modo que ninguém consegue entender você, então seus muros são grossos demais, e você é a pessoa mais enganosa de todas. Se você acredita em Deus, mas não consegue se abrir puramente para Deus, se você consegue mentir para Deus ou exagera para enganar a Deus, se você é incapaz de abrir o coração para Deus, e ainda consegue falar em rodeios e esconder suas intenções, você só prejudicará a si mesmo, e Deus o ignorará e não operará em você. Você não entenderá nada da verdade e não ganhará nada da verdade. Agora, vocês conseguem ver a importância de buscar e ganhar a verdade? Qual é a primeira coisa que você deveria fazer para buscar a verdade? Você deveria ser uma pessoa honesta. Somente se as pessoas buscarem ser honestas, elas poderão saber quão profundamente corruptas são, se elas realmente têm ou não alguma semelhança humana e claramente usam uma medida própria ou veem suas deficiências. Somente quando estiverem praticando a honestidade, elas poderão se conscientizar de quantas mentiras elas contam e quão profundamente escondidas estão sua enganação e desonestidade. Somente enquanto tiverem a experiência de praticar ser honestas, as pessoas podem, aos poucos, vir a conhecer a verdade de sua corrupção e conhecer sua natureza essência, e somente então seus caracteres corruptos serão constantemente purificados. Somente no decurso da purificação constante de seus caracteres corruptos, as pessoas serão capazes de ganhar a verdade. Tome tempo para experimentar essas palavras. Deus não aperfeiçoa aqueles que são enganosos. Se o seu coração não for honesto — se você não for uma pessoa honesta —, então você não será ganho por Deus. Da mesma forma, você não ganhará a verdade e também será incapaz de ganhar Deus. O que significa você não ganhar Deus? Se você não ganhar Deus e não tiver entendido a verdade, então você não conhecerá Deus, e assim não haverá nenhum jeito de você poder ser compatível com Deus, caso em que você é o inimigo de Deus. Se você é incompatível com Deus, Deus não é o seu Deus; e se Deus não é o seu Deus, você não pode ser salvo. Se você não buscar alcançar salvação, por que você acredita em Deus? Se você não puder alcançar salvação, você será para sempre um inimigo amargo de Deus, e seu resultado estará fixado. Assim, se as pessoas desejam ser salvas, elas devem começar sendo honestas. No fim, aqueles que são ganhos por Deus são marcados com um sinal. Vocês sabem qual é? Está escrito em Apocalipse, na Bíblia: “E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis” (Apocalipse 14:5). Quem são “eles”? São aqueles que são, salvos, aperfeiçoados e ganhos por Deus. Como Deus descreve essas pessoas? Quais são as características e expressões de sua conduta? Elas são irrepreensíveis. Não contam mentiras. É provável que todos vocês consigam entender e compreender o que significa não contar mentiras: significa ser honesto. A que se refere “sem mácula”? Significa não cometer o mal. E em qual fundamento se apoia cometer nenhum mal? Sem qualquer dúvida, apoia-se no fundamento do temor a Deus. Ser imaculado significa, portanto, temer a Deus e evitar o mal. Como Deus define alguém sem mácula? Aos olhos de Deus, somente aqueles que temem a Deus e evitam o mal são perfeitos; assim, pessoas imaculadas são aquelas que temem a Deus e evitam o mal, e somente aquelas que são perfeitas são imaculadas. Isso está totalmente correto. […] Se você acha que já experimentou crescimento, mas suas mentiram não diminuíram nem um pouco, e você é basicamente o mesmo que um incrédulo, isso é uma manifestação normal de entrar na realidade da verdade? (Não.) Quando alguém entrou na realidade da verdade, ele, no mínimo, falará muito menos mentiras; ele basicamente será uma pessoa honesta. Se você mente demais, e suas palavras são adulteradas demais, isso prova que você não mudou nem um pouco, e ainda não é uma pessoa honesta. Se não é uma pessoa honesta, você não tem entrada na vida, e então que crescimento você pode experimentar? Seu caráter corrupto ainda está intacto, e você é um incrédulo e um diabo.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “Seis indicadores de crescimento da vida”

O fato de Deus pedir que as pessoas sejam honestas prova que Ele realmente abomina e não gosta de pessoas enganosas. A aversão de Deus por pessoas enganadoras é uma aversão por sua forma de fazer as coisas, seus caracteres, suas intenções e seus métodos de enganação; Deus não gosta de nenhuma dessas coisas. Se as pessoas enganadoras são capazes de aceitar a verdade, admitir seus caracteres enganadores, e estão dispostas a aceitar a salvação de Deus, então elas também têm esperança de ser salvas — pois Deus trata todas as pessoas igualmente, bem como faz a verdade. E, assim, se quisermos nos tornar pessoas que agradam a Deus, a primeira coisa que devemos fazer é mudar nossos princípios de comportamento. Já não podemos mais viver segundo filosofias satânicas, já não podemos mais sobreviver com mentiras e trapaça. Devemos nos livrar de todas as nossas mentiras e nos tornar pessoas honestas. Então, a opinião de Deus sobre nós mudará. Anteriormente, as pessoas sempre confiavam em mentiras, fingimento e trapaças ao viver entre os outros, e usavam filosofias satânicas como base para sua existência, sua vida e como fundamento de seu comportamento. Isso era algo que Deus desprezava. Entre os incrédulos, se falar francamente, disser a verdade e for uma pessoa honesta, você será caluniado, julgado e abandonado. Por isso, você segue tendências mundanas e vive segundo filosofias satânicas; torna-se cada vez mais hábil em mentir e cada vez mais enganador. Além disso, aprende a usar meios insidiosos para alcançar seus objetivos e proteger a si mesmo. Você se torna cada vez mais próspero no mundo de Satanás, e, como resultado, cai cada vez mais no pecado até não conseguir se libertar. Na casa de Deus, as coisas são precisamente o oposto. Quanto mais você mentir e aplicar jogos de enganação, mais o povo escolhido de Deus se fartará de você e o abandonará. Se você se recusa a se arrepender, e ainda se agarra a filosofias e lógica satânicas, se usa estratagemas e esquemas elaborados para se disfarçar e embalar, então é muito provável que você seja revelado e expulso. Isso é porque Deus odeia pessoas enganosas. Somente pessoas honestas podem prosperar na casa de Deus, e pessoas enganosas acabarão sendo abandonadas e expulsas. Tudo isso é preordenado por Deus. Somente pessoas honestas podem ter uma parte no reino dos céus. Se você não tentar ser uma pessoa honesta, e se não experimentar e praticar na direção de buscar a verdade, se não expuser sua feiura, e se não se desnudar, você nunca poderá receber a obra do Espírito Santo e ganhar a aprovação de Deus.

A Palavra, vol. 3: As declarações de Cristo dos últimos dias, “A prática mais fundamental de ser uma pessoa honesta”

Hinos relacionados

Como o destino de alguém se resolverá no fim?

Anterior: 29. O que é uma pessoa honesta e por que Deus exige que as pessoas sejam honestas

Próximo: 31. Como ser uma pessoa honesta na prática

Tendo lido até aqui, você é uma pessoa abençoada. A salvação de Deus dos últimos dias virá até você.

Conteúdo relacionado

Configurações

  • Texto
  • Temas

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Espaçamento entre linhas

Largura da página

Sumário

Busca

  • Pesquise neste texto
  • Pesquise neste livro

Conecte-se conosco no Messenger