Pergunta 5: Paulo disse em 2 Timóteo 3:16: “Toda Escritura é inspirada por Deus”. Isso mostra que tudo na Bíblia é a palavra de Deus. Mas, na verdade, há pessoas que dizem que nem tudo na Bíblia é a palavra de Deus. Isso não é negar a Bíblia e enganar as pessoas?

Resposta: Sobre o ponto de vista: “Toda Escritura é divinamente inspirada”, precisamos entender o contexto em que Paulo escreveu estas palavras. Na época em que Paulo escreveu cartas para a igreja de Timóteo só havia o Antigo Testamento. O Novo Testamento não tinha sido compilado, e havia dezenas de epístolas espalhadas e mantidas por várias igrejas. Isso mostra que essas palavras de Paulo se referiam ao Antigo Testamento. Os israelitas só tinham o Antigo Testamento como Bíblia. E o Novo Testamento não foi formado até depois do ano trezentos. Os líderes das igrejas da época fizeram uma reunião, pois achavam que os últimos dias estavam próximos, e que as declarações do Senhor Jesus e as epístolas dos apóstolos deviam ser reunidas em um livro e distribuídas para várias igrejas, igual ao Antigo Testamento. Portanto, eles compilaram as epístolas escritas pelos apóstolos e discípulos de Jesus, e após pesquisas e confirmações, selecionaram vinte e sete livros para se tornarem o Novo Testamento, que depois foi combinado com o Antigo Testamento para se tornar a Bíblia de hoje. Foi assim que o Novo e Antigo Testamentos foram formados. Em relação à formação da Bíblia, também precisamos entender quem a escreveu e quem a registrou. A Bíblia tem dezenas de autores, mas nenhum deles disse que as epístolas que eles escreveram foram inspiradas por Deus. Se Deus tivesse dito que toda escritura foi divinamente inspirada, então Deus deveria tê-lo dito por meio de profetas, mas os livros dos profetas não dizem isso. O Senhor Jesus também nunca disse tais palavras, Os apóstolos também nunca disseram que as epístolas que eles escreveram e seus testemunhos foram todos inspirados por Deus, nem que elas eram palavras de Deus. Isto é fato! Só que, depois, todos os crentes em Deus acharam que tudo o que Deus declarou está na Bíblia, e que mesmo que o Novo e o Antigo Testamento tenham sido escritos por homens, ambos foram divinamente inspirados. Mas já nos perguntamos se isso condiz com os fatos?

A Bíblia foi inspirada por Deus, e tudo na Bíblia é a palavra de Deus. É um fato aceito abertamente no cristianismo. Isto é apenas a opinião dos homens. A opinião dos homens não pode representar Deus! Só Deus é claro a respeito da história da Bíblia. Vamos dar uma olhada no que Deus Todo-Poderoso diz a respeito! Deus Todo-Poderoso diz: “Na verdade, à parte dos livros de profecia, a maior parte do Antigo Testamento é um registro histórico. Algumas das epístolas do Novo Testamento vêm das experiências das pessoas, enquanto algumas vêm da iluminação do Espírito Santo; as epístolas paulinas, por exemplo, surgiram do trabalho de um homem, todas resultaram da iluminação do Espírito Santo e foram escritas para as igrejas, eram palavras de exortação e encorajamento para os irmãos das igrejas. Não eram palavras ditas pelo Espírito Santo; Paulo não podia falar em nome do Espírito Santo, nem era ele um profeta, muito menos teve as visões que João contemplou. Suas epístolas foram escritas para as igrejas de Éfeso, Filadélfia, Galácia e outras(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “A respeito da Bíblia (3)”). “Nem tudo contido na Bíblia é um registro das palavras pronunciadas pessoalmente por Deus. A Bíblia simplesmente documenta os dois estágios prévios da obra de Deus, dos quais uma parte é um registro das previsões dos profetas, enquanto a outra registra as experiências e conhecimentos escritos por pessoas empregadas por Deus ao longo das eras. Experiências humanas estão contaminadas com opiniões e conhecimentos humanos, e isso é algo que é inevitável. Em muitos dos livros da Bíblia, há noções e preconceitos humanos e a compreensão absurda dos humanos. É claro que a maioria das palavras resulta da iluminação e esclarecimento do Espírito Santo e são compreensões corretas — mas ainda assim, não se pode dizer que são expressões inteiramente corretas da verdade. Seus pontos de vista sobre certas coisas não passam de conhecimento derivado da experiência pessoal ou da iluminação pelo Espírito Santo. As previsões dos profetas foram instruídas pessoalmente por Deus: as profecias do tipo das de Isaías, Daniel, Esdras, Jeremias e Ezequiel vieram da instrução direta do Espírito Santo; essas pessoas eram videntes, haviam recebido o Espírito de profecia, e todas eram profetas do Antigo Testamento. Durante a Era da Lei, essas pessoas, que haviam recebido as inspirações de Jeová, proferiram muitas profecias que foram instruídas diretamente por Jeová(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “A respeito da Bíblia (3)”). A palavra de Deus Todo-Poderoso explicou tudo muito claramente. A Bíblia não é um registro de todas as palavras ditas por Deus pessoalmente, e somente documenta a obra de Deus. Na Bíblia, as únicas palavras de Deus Jeová, e do Senhor Jesus, assim como palavras de profetas inspiradas por Deus são a palavra de Deus. O resto são mais registros históricos, experiências e conhecimento humanos. Portanto, dizer que “Toda Escritura é divinamente inspirada" não está de acordo com os fatos!

Roteiro do filme “Divulgue o mistério da Bíblia”

Anterior: Pergunta 4: Você diz que as palavras no livro “A Palavra manifesta em carne” são a nova palavra de Deus! Mas o Apocalipse claramente afirma: “Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro(Apocalipse 22:18). Vocês não estão fazendo adição à Bíblia?

Próximo: Pergunta 6: Visto que Paulo afirmou que “Toda Escritura é divinamente inspirada”, ela não está errada, pois ele era um apóstolo de Deus. Deus estava dizendo à humanidade, através de Paulo, que toda a escritura foi inspirada por Deus e são todas palavras de Deus. Vocês se atrevem a negar isso?

Todos os dias temos 24 horas e 1440 minutos. Você está disposto a dedicar 10 minutos para estudar o caminho de Deus? Você está convidado a se juntar ao nosso grupo de estudo.👇

Conteúdo relacionado

Configurações

  • Texto
  • Temas

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Espaçamento entre linhas

Largura da página

Sumário

Busca

  • Pesquise neste texto
  • Pesquise neste livro

Conecte-se conosco no Messenger