Palavras diárias de Deus: Mistérios sobre a Bíblia | Trecho 270

A Bíblia também é chamada de Antigo e Novo Testamento. Vocês sabem a que “testamento” se refere? O “testamento” no Antigo Testamento vem da aliança de Jeová com o povo de Israel quando Ele matou os egípcios e salvou os israelitas de faraó. Naturalmente, a prova dessa aliança era o sangue do cordeiro manchado nas vergas, por meio do qual Deus estabeleceu uma aliança com o homem, em que se dizia que todos os que tinham sangue de cordeiro no topo e nos lados da ombreira da porta eram israelitas, o povo escolhido de Deus, e todos seriam poupados por Jeová (pois Jeová estava prestes a matar todos os filhos primogênitos do Egito e primogênitos das ovelhas e do gado). Essa aliança tem dois níveis de significado. Nenhuma pessoa ou gado do Egito seria livrado por Jeová; Ele mataria todos os seus filhos primogênitos e os primogênitos de ovelhas e gado. Assim, em muitos livros de profecia, foi predito que os egípcios seriam severamente castigados como resultado da aliança de Jeová. Esse é o primeiro nível de significado da aliança. Jeová matou os filhos primogênitos do Egito e os primogênitos de todo o seu gado, e poupou a todos os israelitas, o que significava que todos os que eram da terra de Israel eram valorizados por Jeová e todos seriam poupados; Ele desejava fazer uma obra de longa duração neles e estabeleceu a aliança com eles usando sangue de cordeiro. A partir de então, Jeová não mataria os israelitas e disse que eles seriam para sempre os Seus escolhidos. Entre as doze tribos de Israel, Ele iria iniciar Sua obra para toda a Era da Lei, Ele revelaria todas as Suas leis para os israelitas, escolheria entre eles profetas e juízes, e eles estariam no centro de Sua obra. Jeová fez uma aliança com eles: a menos que a era mudasse, Ele operaria apenas entre os escolhidos. A aliança de Jeová era imutável, porque foi feita em sangue e estabelecida com o povo escolhido Dele. Mais importante, Ele havia escolhido um escopo e um alvo apropriados, por meio dos quais iniciaria Sua obra para toda a era, e assim, as pessoas viram a aliança como muito importante. Esse é o segundo nível de significado da aliança. Com exceção de Gênesis, que ocorreu antes do estabelecimento da aliança, todos os outros livros do Antigo Testamento registram a obra de Deus entre os israelitas após o estabelecimento da aliança. É claro que existem relatos ocasionais dos gentios, mas no geral, o Antigo Testamento documenta a obra de Deus em Israel. Por causa da aliança de Jeová com os israelitas, os livros escritos durante a Era da Lei são chamados de “Antigo Testamento”. Eles têm o nome da aliança de Jeová com os israelitas.

O Novo Testamento recebeu o nome do sangue derramado por Jesus na cruz e Sua aliança com todos aqueles que creram Nele. A aliança de Jesus foi esta: as pessoas tinham, apenas, de crer Nele para que seus pecados fossem perdoados por causa do sangue que Ele derramou, e assim, seriam salvas e renasceriam por meio Dele, e não mais seriam pecadoras; as pessoas tinham, apenas, de crer Nele para receber Sua graça e não sofreriam no inferno depois que morressem. Todos os livros escritos durante a Era da Graça vieram depois dessa aliança, e todos eles documentam a obra e as declarações contidas nela. Eles não vão além da salvação da crucificação do Senhor Jesus ou da aliança; todos eles são livros escritos pelos irmãos no Senhor, que tiveram experiências. Assim, esses livros também recebem o nome de uma aliança: eles são chamados de Novo Testamento. Esses dois testamentos incluem apenas a Era da Lei e a Era da Graça e não têm conexão com a era final. Assim, a Bíblia não é de grande utilidade para o povo dos últimos dias hoje. No máximo, serve como uma referência provisória, mas basicamente tem pouco valor de uso. No entanto, as pessoas religiosas ainda a valorizam muito. Elas não conhecem a Bíblia; sabem apenas como explicar a Bíblia e estão fundamentalmente inconscientes de suas origens. A atitude delas em relação à Bíblia é: tudo na Bíblia está correto, não contém imprecisões ou erros. Porque elas primeiro determinaram que a Bíblia está certa, e não contém erros, elas a estudam e examinam com grande interesse. O estágio da obra de hoje não foi previsto na Bíblia. Nunca houve menção à obra de conquista no mais escuro de todos os lugares, porque esta é a obra mais recente. Como a era da obra é diferente, nem o Próprio Jesus sabia que este estágio da obra seria feito nos últimos dias — e, assim, como as pessoas dos últimos dias poderiam descobrir este estágio da obra na Bíblia examinando-a?

A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “A respeito da Bíblia (2)”

Todos os dias temos 24 horas e 1440 minutos. Você está disposto a dedicar 10 minutos para estudar o caminho de Deus? Você está convidado a se juntar ao nosso grupo de estudo.👇

Conteúdo relacionado

Conecte-se conosco no Messenger