Aplicativo da Igreja de Deus Todo-Poderoso

Ouça a voz de Deus e dê as boas vindas ao retorno do Senhor Jesus!

Convidamos a todos os buscadores da verdade que entrem em contato conosco.

A Palavra manifesta em carne

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Largura da página

0 resultados

Nenhum resultado encontrado

Capítulo 14

O homem nunca aprendeu nada com a palavra de Deus. Em vez disso, ele simplesmente entesoura a superfície da palavra de Deus, mas não conhece seu verdadeiro significado. Portanto, embora a maioria das pessoas goste da palavra de Deus, Deus diz que elas não a entesouram de fato. Isso acontece porque, na opinião de Deus, mesmo que a Sua palavra seja algo valioso, as pessoas não provaram a sua verdadeira doçura. Portanto, elas só podem “saciar a sede pensando nas ameixeiras”,[a] e assim satisfazer seu coração ganancioso. Não só o Espírito de Deus está em ação entre todas as pessoas, como também a iluminação da palavra de Deus. Só que as pessoas são muito descuidadas para serem capazes de apreciar verdadeiramente a sua essência. Na mente do homem, agora é a era do reino que está sendo plenamente realizada, mas na realidade não é esse o caso. Embora o que Deus profetiza é o que Ele realizou, o reino atual ainda não chegou plenamente à terra. Em vez disso, com as mudanças na humanidade, com o progresso da obra e com o relâmpago que surge no Oriente, isto é, com o aprofundamento da palavra de Deus, o reino gradualmente acontecerá na terra, gradual mas completamente descendo à terra. O processo da vinda do reino é também o processo da obra divina na terra. No mesmo tempo que isso, Deus iniciou em todo o universo a obra que não fora feita em todas as eras da história para reorganizar a terra inteira. Por exemplo, existem enormes mudanças em todo o universo, incluindo as mudanças no Estado de Israel, o golpe de estado nos Estados Unidos da América, as mudanças no Egito, as mudanças na União Soviética e a derrocada da China. Quando o universo inteiro tiver se estabilizado e tiver sido restaurado ao normal, é quando a obra de Deus na terra será completada; é quando o reino virá à terra. Esse é o verdadeiro significado das palavras: “Quando todas as nações do mundo estiverem desfeitas, é precisamente quando o Meu reino será estabelecido e moldado e também quando Eu serei transfigurado e Me voltarei para todo o universo”. Deus não esconde nada da humanidade, continuamente Ele tem falado às pessoas de toda a Sua riqueza, porém, elas não conseguem compreender a Sua intenção, simplesmente aceitam Sua palavra como um tolo. Nesse estágio da obra, o homem aprendeu a incompreensibilidade de Deus e, além disso, pôde avaliar o quanto é imensa a tarefa de compreendê-Lo; por essa razão, ele sentiu que acreditar em Deus é a coisa mais difícil de fazer. Ele é completamente impotente — é como ensinar um porco a cantar, ou como um rato preso em uma armadilha. Na verdade, não importa quanto poder a pessoa tenha ou quanto seja magistral a habilidade da pessoa, ou se a pessoa tenha capacidades ilimitadas dentro de si, quando se trata da palavra de Deus, essas coisas não significam nada. É como se a humanidade fosse uma pilha de cinzas de papel queimado aos olhos de Deus, completamente destituída de qualquer valor, para não dizer de qualquer utilidade. Essa é uma ilustração perfeita do verdadeiro significado das palavras “Me tornei cada vez mais oculto e cada vez mais insondável para os humanos”. Disso, pode-se ver que a obra de Deus segue uma progressão natural e é realizada com base no que os órgãos dos sentidos dos seres humanos conseguem captar. Quando a natureza da humanidade é firme e inabalável, as palavras que Deus fala conformam-se completamente às suas concepções e parece que Deus e as concepções da humanidade são uma e a mesma, absolutamente sem diferença alguma. Isso torna as pessoas um tanto conscientes da realidade de Deus, mas esse não é o objetivo principal Dele. Deus permite que as pessoas se estabilizem antes de iniciar formalmente Sua obra verdadeira na terra. Portanto, durante esse começo, que é confuso para a humanidade, a humanidade percebe que suas ideias anteriores estavam incorretas e que Deus e o homem são tão diferentes quanto o céu e a terra, de modo algum semelhantes. Como as palavras de Deus não podem mais ser avaliadas com base nas concepções humanas, o homem imediatamente começa a enxergar Deus sob uma nova luz, e então ele contempla Deus com espanto, como se o Deus prático fosse tão inacessível quanto o Deus invisível e intocável, como se a carne de Deus estivesse apenas no exterior e sem a Sua essência. As pessoas pensam que,[b] embora seja a encarnação do Espírito, Ele pode converter-Se em forma de Espírito e flutuar a qualquer momento. Portanto, as pessoas desenvolveram uma mentalidade um tanto comedida. À menção de Deus, as pessoas O vestem com suas concepções, dizendo que Ele pode passear sobre as nuvens e a névoa, pode andar sobre a água, pode aparecer e desaparecer de repente entre os humanos, e algumas outras têm explicações ainda mais descritivas. Por causa da ignorância e da falta de percepção da humanidade, Deus disse: “quando eles acreditam que resistiram a Mim ou que ofenderam Meus decretos administrativos, Eu ainda faço vista grossa”.

Quando revela o lado feio e o mundo interior da humanidade, Deus está sempre completamente certo, sem a menor divergência. Até pode-se dizer que não há erro algum. Essa é uma prova que convence as pessoas definitivamente. Por causa do princípio da obra de Deus, muitas de Suas palavras e ações deixam uma impressão que é impossível apagar, e as pessoas parecem ter um entendimento ainda mais profundo Dele, como se descobrissem coisas que são mais preciosas Nele. “Em suas memórias, Eu sou um Deus que mostra misericórdia aos homens em vez de castigá-los, ou Eu sou o Próprio Deus que não Se dispõe ao que diz. Essas são todas imaginações nascidas do pensamento humano e não em conformidade com os fatos.” Embora a humanidade nunca tenha atribuído importância à verdadeira face de Deus, ela conhece “a face lateral de Seu caráter” como as costas das mãos; ela está sempre procurando defeitos nas palavras e ações de Deus. Isso se dá porque a humanidade está sempre disposta a prestar atenção nas coisas negativas e ignorar as positivas, simplesmente menosprezando os feitos de Deus. Quanto mais Deus diz que humildemente Se esconde em Sua morada, mais a humanidade exige Dele. Ela diz: “Se o Deus encarnado está observando cada feito do homem e experimentando a vida humana, por que é que na maioria do tempo Deus não conhece nossa situação real? Quer dizer que Deus está mesmo escondido?”. Embora examine a fundo o coração humano, Deus ainda opera de acordo com o estado real da humanidade, não sendo nem vago nem sobrenatural. A fim de Se livrar completamente do velho caráter do interior da humanidade, Deus não poupou esforços para falar de diversas perspectivas: desvelando sua verdadeira natureza, proferindo julgamento sobre sua desobediência; em um momento dizendo que Ele lidará com todas as pessoas, e no seguinte dizendo que salvará um grupo de pessoas; colocando exigências à humanidade ou advertindo-a; alternadamente dissecando suas vísceras, alternadamente providenciando o tratamento. Assim, sob a orientação da palavra de Deus, é como se a humanidade tivesse percorrido todos os cantos da terra e entrado em um jardim abundante, onde cada flor compete para ser a mais bela. Seja o que for que Deus diz, a humanidade entrará em Sua palavra, como se Deus fosse um ímã e qualquer coisa com ferro fosse atraída para ele. Quando veem as palavras “A humanidade não presta atenção em Mim, assim Eu também não a levo a sério. Os humanos não prestam atenção em Mim, então nem Eu preciso Me esforçar em relação a eles. Esse não é o melhor dos dois mundos?”, todas as pessoas de Deus parecem ter sido arremessadas outra vez no poço do abismo, ou atacadas em seu ponto vital outra vez, deixando-as totalmente chocadas, e assim outra vez entram em Meu método de operar.[c] Ficam especialmente confusas quanto às palavras “Como alguém do Meu povo no reino, se não puderem se ater ao seu dever, vocês serão detestados e rejeitados por Mim!”. A maioria das pessoas tem sido levada a lágrimas de cortar o coração: “Foi difícil sair do poço do abismo, então eu não teria esperança se caísse nele outra vez. Não ganhei nada no mundo humano, passando por todas as formas de dificuldades e problemas em minha vida. Particularmente, depois de entrar na fé, experimentei o abandono dos entes queridos, a perseguição dos familiares, a difamação das pessoas mundanas e não desfrutei da felicidade do mundo. Se eu cair outra vez no poço do abismo, a minha vida não será mais em vão ainda?” (Quanto mais pensam sobre isso, mais tristes os homens se sentem.) “Todas as minhas esperanças foram confiadas às mãos de Deus. Se Deus me abandonar, eu também poderia morrer agora… Bem, tudo é predestinado por Deus, agora só posso buscar amar a Deus, todo o resto é secundário. Quem fez disso a minha sina?” Quanto mais pensam, mais perto eles ficam dos padrões de Deus e do propósito de Suas palavras. Desse modo, o objetivo de Suas palavras é alcançado. Depois de ver as palavras de Deus, todos eles travam uma luta ideológica dentro si. A única escolha deles é submeter-se aos ditames do destino, e dessa forma o objetivo de Deus é alcançado. Quanto mais duras são as palavras de Deus, mais complexo o mundo interior da humanidade se torna por consequência. É como tocar numa ferida; quanto mais é tocada, mais dói, a ponto de vacilarem entre a vida e a morte e até perderem a fé em sobreviver. Dessa maneira, só quando sofrem muitíssimo e se encontram nas profundezas da desesperança é que eles podem entregar seu coração verdadeiro a Deus. A natureza da humanidade é que, se restar uma só partícula de esperança, os homens não buscarão a ajuda de Deus, mas adotarão métodos autossuficientes de sobrevivência natural. Isso ocorre porque a natureza da humanidade é hipócrita, e eles desprezam toda e qualquer pessoa. Portanto, Deus disse: “nem um único ser humano foi capaz de também Me amar estando no conforto. Nem uma única pessoa estendeu a mão em seus momentos de paz e felicidade para que Eu pudesse participar da sua alegria”. É decepcionante mesmo: Deus criou a humanidade, mas quando Ele vem ao mundo humano, ela busca resistir a Ele, afastá-Lo de seu território, como se Ele fosse um órfão errante ou um apátrida no mundo. Ninguém se sente ligado a Deus, ninguém O ama verdadeiramente, ninguém acolheu a Sua vinda com alegria. Ao contrário, observando a vinda de Deus, o rosto alegre dela torna-se nublado em um piscar de olhos, como se uma tempestade repentina estivesse a caminho, como se Deus roubasse a felicidade de sua família, como se Deus nunca tivesse abençoado a humanidade, mas, em vez disso, só lhe tivesse oferecido infortúnio. Portanto, na mente da humanidade, Deus não é uma dádiva para os homens, mas Aquele que sempre os amaldiçoa; portanto, a humanidade não presta atenção Nele, não O acolhe com alegria, são sempre frios para com Ele e isso nunca mudou. Pelo fato de a humanidade ter essas coisas no coração, Deus diz que ela é irracional e imoral, e que nem mesmo os sentimentos com que os humanos supostamente estão equipados podem ser percebidos neles. A humanidade não demonstra consideração alguma pelos sentimentos de Deus, mas emprega a chamada “justiça” para lidar com Ele. A humanidade tem sido assim há muitos anos e por essa razão Deus tem dito que o caráter dela não mudou. Isso serve para mostrar que os homens não têm mais substância que umas poucas penas. Pode-se dizer que os humanos são uns miseráveis sem valor porque não se apreciam. Se eles nem se amam, mas, sim, se espezinham, isso não mostra que são inúteis? A humanidade é como uma mulher imoral que brinca consigo mesma e se entrega de bom grado aos outros para ser violada. Mas, mesmo assim, ela ainda não sabe o quanto é vil. Sente prazer em trabalhar para os outros, ou em conversar com os outros, colocando-se sob o controle dos outros; essa não é verdadeiramente a torpeza da humanidade? Apesar de Eu não ter passado por uma vida dentre a humanidade, não tendo experimentado verdadeiramente a vida humana, tenho um entendimento muito claro de cada movimento, de cada ação, cada palavra e cada ato do homem. Sou até capaz de expor a humanidade à sua vergonha mais profunda, a ponto de ela não se atrever mais a mostrar os próprios truques, de não se atrever mais a dar lugar à sua luxúria. Como um caracol que se refugia na concha, ela não se atreve mais a expor o próprio estado feio. Como a humanidade não se conhece, seu maior defeito é desfilar seus encantos com vontade diante dos outros, ostentando seu semblante feio; isso é algo que Deus detesta ainda mais. Como as relações entre as pessoas são anormais e não há relacionamentos interpessoais normais entre as pessoas, menos ainda elas têm um relacionamento normal[d] com Deus. Deus tem dito muito e, assim fazendo, Seu principal objetivo é ocupar um lugar no coração da humanidade, fazer as pessoas se livrarem de todos os ídolos em seu coração, para que Deus possa exercer poder sobre toda a humanidade e alcançar Seu propósito de estar na terra.

Notas de rodapé:

a. Essa é uma expressão idiomática chinesa.

b. O texto original não contém a frase “As pessoas pensam que”.

c. O texto original não contém a frase “de operar”.

d. O texto original não contém a palavra “normal”.

Anterior:Capítulo 13

Próximo:Capítulo 15

Conteúdo Relacionado

  • Conhecer a obra de Deus hoje

    Conhecer a obra de Deus nestes tempos é, em sua maior parte, conhecer qual é principal ministério do Deus encarnado nos últimos dias, e o que Ele veio…

  • Aprimorar o calibre é para receber a salvação de Deus

    Aprimorar o calibre das pessoas requer que vocês aprimorem sua habilidade de receber, de modo que vocês sejam capazes de entender as palavras de Deus …

  • Sobre o destino

    Sempre que se menciona o destino, vocês o tratam com especial seriedade; todos vocês são particularmente sensíveis quanto a essa questão. Algumas pes…

  • Qual ponto de vista os crentes devem manter

    O que é que o homem recebeu desde que acreditou em Deus pela primeira vez? O que você conheceu de Deus? O quanto mudou por causa da sua crença em Deus…