Aplicativo da Igreja de Deus Todo-Poderoso

Ouça a voz de Deus e dê as boas vindas ao retorno do Senhor Jesus!

Convidamos a todos os buscadores da verdade que entrem em contato conosco.

Testemunhos a Cristo dos últimos dias

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Largura da página

0 resultados

Nenhum resultado encontrado

13. Qual é a diferença entre entender a verdade e entender a doutrina?

Palavras de Deus relevantes:

Chegar a um entendimento real do significado verdadeiro da palavra de Deus não é uma questão simples. Não pense deste jeito: eu consigo interpretar o significado literal das palavras de Deus e todos dizem que está bom e me dão um sinal de aprovação, então isso conta como entender a palavra de Deus. Isso não é o mesmo que entender a palavra de Deus. Se você ganhou uma luz na palavra de Deus e teve uma sensação do significado verdadeiro da palavra de Deus, se você puder expressar o significado da palavra de Deus e o que elas vão alcançar no fim, uma vez que esteja tudo bem claro, isso conta como ter certo nível de entendimento da palavra de Deus. Assim, entender a palavra de Deus não é tão simples. Só porque pode dar uma explicação floreada da letra da palavra de Deus não significa que você a entende. Não importa o quanto você possa explicar a letra da palavra de Deus, isso ainda é a imaginação e o modo de pensar do homem — é inútil!

de ‘Como conhecer a natureza do homem’ em “Registros das falas de Cristo”

Vocês acham que dominar o conhecimento da verdade é particularmente importante, e assim estão aprendendo de cor muitos trechos das palavras de Deus. Mas como as pessoas entendem a palavra de Deus não é nada importante. Vocês acham que é extremamente importante que as pessoas sejam capazes de memorizar muitas das palavras de Deus, sejam capazes de falar muita doutrina e descobrir muitas fórmulas dentro das palavras de Deus. Por isso, vocês sempre querem sistematizar essas coisas para que todos continuem estudando pela mesma cartilha, dizendo as mesmas coisas e falando sobre as mesmas doutrinas, para que tenham assim o mesmo conhecimento e observem as mesmas regras — esses são os seus objetivos. Parece que vocês estão fazendo isso em prol de as pessoas ganharem entendimento, quando, ao contrário, vocês não têm ideia de que isso é trazê-las para o meio de regras que estão fora da verdade das palavras de Deus. Para permitir que as pessoas tenham um entendimento real da verdade, você precisa conectá-la com a realidade e com a obra e precisa resolver os problemas práticos de acordo com a verdade das palavras de Deus. Só dessa maneira as pessoas podem entender a verdade e entrar na realidade, e só alcançar tal resultado é realmente trazer as pessoas para diante de Deus. Se tudo que você fala são teorias espirituais, doutrinas e regras, se você só se esforça nas palavras literais, tudo que consegue alcançar é pessoas dizendo as mesmas coisas e seguindo as regras, mas você não será capaz de orientar as pessoas para entender a verdade. Você será particularmente incapaz de fazer com que as pessoas entendam melhor a si mesmas, que alcancem o arrependimento e a transformação.

de ‘Sem a verdade é fácil ofender a Deus’ em “Registros das falas de Cristo”

Se vocês leram muito da palavra de Deus, mas só entendem o significado do texto, e não têm conhecimento em primeira mão da palavra de Deus através de experiências práticas, você não conhecerá a palavra de Deus. No que diz respeito a você, a palavra de Deus não é vida, mas apenas letras sem vida. Se você se atém apenas a letras sem vida, então não é capaz de captar a essência da palavra de Deus, nem de entender a vontade de Deus. Somente quando você experimenta a Sua palavra em experiências reais é que o significado espiritual dela se abre para você. E é somente na experiência que você consegue compreender o significado espiritual de muitas verdades, e somente através da experiência é que você consegue desvendar os mistérios da palavra de Deus. Se você não a colocar em prática, então não importa quão clara ela é, a única coisa a que você se agarrou são letras e doutrinas vazias, que se tornaram regulamentos religiosos para você. Não é isso o que os fariseus faziam? Se vocês praticam e experienciam a palavra de Deus, ela se torna prática para vocês; se não buscarem praticá-la, então, para você, ela não passa de algo pouco mais que a lenda do terceiro céu. […]

[…] A verdadeira compreensão da palavra de Deus ocorre quando se pratica a verdade e você deve entender que “somente por praticar a verdade ela poderá alguma vez ser entendida”. Hoje, depois de ler a palavra de Deus, você pode dizer apenas que a conhece, mas não pode dizer que a entende. Alguns dizem que a única maneira de praticar a verdade é entendendo-a primeiro, mas isso é apenas meio certo e não totalmente certo. Antes de ter conhecimento sobre uma verdade, você não a experimentou. Sentir que você entende algo que ouve em um sermão não é entendimento verdadeiro, mas é simplesmente ter as palavras literais da verdade e não é o mesmo que entender o verdadeiro significado ali contido. Só porque você tem um conhecimento superficial da verdade não significa que realmente a entenda ou a reconheça; o verdadeiro significado da verdade vem de tê-la experimentado. Portanto, somente quando experimenta a verdade é que você a pode entender e, somente quando a experimenta é que consegue entender as partes ocultas dela. Experimentá-la em profundidade é a única maneira de compreender as suas conotações, a sua essência. Portanto, você pode ir a qualquer lugar com a verdade,

de ‘Pratiquem a verdade quando a compreenderem’ em “A Palavra manifesta em carne”

Se o conhecimento do qual você está falando coincide ou não com a verdade depende em grande parte de sua experiência prática. Quando houver verdade em sua experiência, seu conhecimento será prático e valioso. Através de sua experiência você é capaz também de adquirir discernimento e percepção, de aprofundar seu conhecimento e ampliar sua sabedoria e bom senso na condução de si mesmo. O conhecimento proferido por pessoas que não possuem a verdade é doutrina, por mais elevado que seja. Tais pessoas podem ser extremamente inteligentes quando se trata de questões da carne, mas não conseguem fazer distinções a respeito de questões espirituais. O motivo é que essas pessoas não têm experiência alguma em questões espirituais. Elas não têm esclarecimento sobre questões espirituais e não entendem o espírito. Seja qual for o aspecto do conhecimento de que você fala, contanto que seja seu ser, então é sua experiência pessoal, seu conhecimento real. O que dizem aqueles que falam apenas doutrina, isto é, aqueles que não possuem a verdade ou a realidade, também pode ser considerado o ser deles, pois a doutrina deles só é obtida através de profunda contemplação e resulta de intensa meditação, mas é apenas doutrina, não passa de imaginação!

de ‘A obra de Deus e a obra do homem’ em “A Palavra manifesta em carne”

Trechos de sermão e comunhão para referência:

Qualquer coisa que não faça parte da sua própria experiência, seja aquilo que você aprendeu em livros ou a partir da experiência dos outros, se torna uma doutrina para você. Quando tem uma experiência própria e obtém um resultado dela, você obterá uma verdadeira compreensão, e as palavras que você diz quando comungar serão reais; só então se tornará uma realidade verdadeira. Veja como os descrentes pesquisam teorias: pesquisam apenas o que está escrito, apenas doutrinas, e depois as avaliam e chegam às suas próprias conclusões. Especialmente teólogos e pastores, e também estudiosos e pesquisadores da teologia, depois de lerem uma passagem das palavras de Deus, não buscam a verdade ou uma verdadeira compreensão de Deus a partir da experiência prática. Em vez disso, investigam várias teorias e acabam chegando a algumas conclusões. Então, as conclusões a que eles chegam são reais ou doutrinais? São todas doutrinais. Isso ocorre porque eles chegaram a essas conclusões pesquisando e deliberando sobre textos especializados e não com base em sua própria experiência. Conclusões obtidas a partir da pesquisa textual literal e das coisas registradas na Bíblia, criaram um tipo de teoria chamada teoria teológica. Ela não envolve nenhuma compreensão a partir da experiência nem iluminação do Espírito Santo. A compreensão mais profunda que vem da iluminação do Espírito Santo vai além daquilo que provém dos significados superficiais das palavras e não pode ser expressa por meio de nenhuma linguagem superficial. O Espírito Santo o esclarecerá e iluminará apenas quando você buscar a verdade depois de ter entrado na experiência. As coisas que o Espírito Santo ilumina e esclarece para você são as mais reais e verdadeiras para você e são coisas que você não consegue obter da Bíblia, por mais que a estude. Portanto, hoje, Deus pede que experimentemos a Sua palavra. Se, em nossa experiência da palavra de Deus, o Espírito Santo nos iluminar, poderemos alcançar uma compreensão real das palavras de Deus. Essa compreensão real não pode ser alcançada, não importa o quanto estude o significado literal das palavras de Deus. Não é algo que possa ser alcançado pelo pensamento humano nem algo que possa imaginar, por mais que você tente. Portanto, apenas a verdade recebida da orientação, do esclarecimento e da iluminação do Espírito Santo é a real compreensão de Deus.

de “Sermões e comunhão sobre a entrada na vida”

Qual é de fato a diferença entre palavras de doutrina e a verdade? A verdade são as coisas substanciais da palavra de Deus; ela representa a Sua vontade. Palavras de doutrina pertencem à categoria de coisas superficiais e representam concepções e imaginação humanas. Não são consistentes com a verdade. Coisas substanciais da verdade são excepcionalmente práticas, baseadas em princípios e são particularmente convincentes. Quando uma pessoa conhece uma coisa substancial, seu coração se ilumina, alcança a liberação e não sofre mais com as restrições de regulamentos. Por outro lado, palavras de doutrina são vazias e irrealistas. Não passam de regulamentos e convenções, e, especialmente, tornam as pessoas suscetíveis a serem restringidas e não se sentirem livres. Além disso, independentemente de quantas palavras de doutrina alguém conheça, isso não acarretará uma mudança em seu caráter de vida. Elas têm poucos benefícios fundamentais para as pessoas. Portanto, palavras de doutrina simplesmente não podem se comparar à verdade. A verdade pode se tornar a vida de uma pessoa. Quando uma pessoa aceitar a verdade, isso ocasionará uma mudança de caráter. Entender muitas palavras de doutrina só pode trazer à pessoa a arrogância, presunção, orgulho e falta de senso. Somente quando se tem a verdade como a sua vida é que a sua prática se torna real. Não importa quantas palavras de doutrina uma pessoa entenda, ela não possuirá a realidade. Quando ele se depara com uma questão, ainda não sabe como praticar. Todas as pessoas que são aperfeiçoadas por Deus são pessoas que têm a verdade, enquanto todas as que não se submeteram ao aperfeiçoamento por Deus são pessoas das palavras de doutrina. Aquelas que têm a verdade são aptas para o uso de Deus. Seu trabalho dá frutos e elas realmente conseguem trazer outras pessoas à presença de Deus. Aquelas que enfatizam palavras de doutrina não obtêm resultados verdadeiros de seu trabalho. Elas não conseguem prover o sustento da experiência e compreensão autênticas, e menos ainda conseguem usar a verdade para resolver problemas. É por isso que são incapazes de trazer outras pessoas para a presença de Deus. Uma pessoa que tem a verdade não se intimida perante os que buscam a verdade e é capaz de resolver todos os problemas práticos que as pessoas têm em sua fé. Aquelas que enfatizam palavras de doutrina temem as que buscam mais detalhes, porque carecem de coisas reais dentro de si, e as doutrinas das quais falam não conseguem resolver problemas reais. Assim, elas não se atrevem a dizer às outras que façam perguntas e, claro, são ainda menos capazes de resolver dificuldades práticas. As pessoas que têm a verdade ousam encarar a realidade; as pessoas que enfatizam palavras de doutrina não ousam encarar a realidade, mas, ao contrário, a evitam. Tais são os princípios para diferenciar entre a verdade e palavras de doutrina.

da comunhão do alto

Anterior:O que significa “deixar tudo para trás e seguir a Deus”?

Próximo:O que é envolver-se em cerimônia religiosa?

Conteúdo Relacionado

  • No mundo religioso, é a verdade e Deus que detêm o poder ou são os anticristos e Satanás que o detêm?

    Aqueles que leem a Bíblia em igrejas majestosas a recitam todos os dias, mas ninguém compreende o propósito da obra de Deus. Nenhum é capaz de conhecer Deus; além disso, nenhum está de acordo com o coração de Deus. Todos eles são homens inúteis e vis, cada um se achando na posição de ensinar Deus. Embora ostentem o nome de Deus, eles intencionalmente se opõem a Ele. Embora se rotulem como crentes em Deus, eles são aqueles que comem a carne e bebem o sangue do homem. Todos esses homens são diabos que devoram a alma do homem, demônios chefes que atrapalham propositalmente aqueles que tentam entrar na senda certa e pedras de tropeço que obstruem a senda daqueles que buscam a Deus. Apesar de serem “carne robusta”, como seus seguidores podem saber que são anticristos que conduzem o homem em oposição a Deus? Como podem saber que são diabos vivos que procuram especialmente almas para devorar?

  • O significado do julgamento de Deus nos últimos dias pode ser visto em seus resultados alcançados

    Deus realiza a obra de julgamento e castigo para que o homem possa ganhar conhecimento Dele e em favor de Seu testemunho. Sem o Seu julgamento do caráter corrupto do homem, o homem não poderia, de modo algum, conhecer o Seu caráter justo que não permite ofensa, nem seria capaz de transformar seu antigo conhecimento de Deus em um novo. Por causa de Seu testemunho e por causa de Seu gerenciamento, Ele torna a Sua plenitude pública, assim permitindo ao homem, por meio de Sua aparição pública, chegar ao conhecimento de Deus, ser transformado em seu caráter e dar testemunho retumbante de Deus.

  • O objetivo e significado de cada um dos três estágios da obra de Deus

    É precisamente porque as exigências feitas ao homem são cada vez mais elevadas que o caráter do homem se aproxima cada vez mais dos padrões exigidos por Deus, e só então a humanidade toda começa a se afastar gradativamente da influência de Satanás até que, quando a obra de Deus estiver totalmente concluída, a humanidade inteira terá sido salva da influência de Satanás.

  • Quais são as diferenças entre as palavras das pessoas usadas por Deus através dos tempos, que condizem com a verdade, e as palavras do Próprio Deus?

    As palavras do Deus encarnado iniciam uma nova era, guiam toda a humanidade, revelam mistérios e mostram ao homem a direção à frente em uma nova era. O esclarecimento obtido pelo homem nada mais é do que simples prática ou conhecimento. Não pode guiar a humanidade inteira rumo a uma nova era nem revelar os mistérios do Próprio Deus. Deus, afinal, é Deus, e o homem é o homem. Deus tem a substância de Deus, e o homem tem a substância do homem.