85. Os princípios de oferecer doações e esmolas

(1) A igreja proíbe terminantemente qualquer pessoa de solicitar doações pela razão que for. Quem o faz tem segundas intenções e deve ser exposto e denunciado;

(2) Novos crentes que não entendem a verdade são proibidos de fazer doações. Somente aqueles com verdadeira fé em Deus podem doar;

(3) Quando oferece doações ou esmolas, o povo escolhido de Deus deve realizar repetidas orações até que esteja disposto e motivado e seja capaz de fazer doações ou dar esmola sem nunca se arrepender ou pedir nada em troca. Somente estes serão lembrados por Deus;

(4) As esmolas devem ser direcionadas com precisão. Está mais de acordo com a vontade de Deus doar principalmente para irmãos e irmãs que se dedicam a Deus há muito tempo e estão passando por dificuldades financeiras;

(5) Dinheiro e bens doados a Deus devem ser entregues à igreja para serem guardados em segurança. A pessoa pode também cuidar deles por conta própria, ou eles podem ser entregues a outra pessoa que realmente ame a Deus, para serem guardados em segurança.

Versos da Bíblia para referência:

“Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6:1-4).

Trechos de sermão e comunhão para referência:

Os princípios da oferta e da caridade feita pelo povo escolhido de Deus

A salvação da humanidade por Deus não ocorre somente por meio da expressão de palavras. Envolve também muito trabalho, incluindo: a propagação do evangelho, a rega das igrejas, projetos audiovisuais, projetos artísticos e uma variedade de trabalhos em vídeo e texto. Esse trabalho exige uma quantidade significativa de recursos humanos, financeiros e materiais, por isso todo o povo escolhido de Deus deve se oferecer, se despender por Deus e cumprir os deveres e as obrigações das criaturas de Deus para o bem do trabalho de espalhar o evangelho. Só assim serão segundo o coração de Deus. Tudo que o homem desfruta é dado por Deus, por isso o povo escolhido de Deus deve doar uma parte de todo dinheiro que ganha para ser usado na propagação do evangelho de Deus. Isso é ordenado pelo Céu e reconhecido na Terra e é uma obrigação imperiosa. Se as pessoas, após vários anos crendo em Deus, não tiverem doado nada, isso mostra que elas carecem de fé verdadeira e que não entendem a verdade, não têm consciência nem sentido e não são aptas para viver diante de Deus. Portanto, todos que creem em Deus devem contribuir com a sua parte para a obra de Deus. Os meios pelos quais cada um contribui devem ser determinados de acordo com seu próprio entendimento. Algumas pessoas se comprometem a doar 10% de tudo que ganham; algumas dedicam todo o seu ser a Deus e se despendem por Ele. Não importa como contribuam, contanto que o façam com alegria, Deus aprovará. Cada igreja deve instalar uma caixa de ofertas para que aqueles que realmente creem em Deus e têm fé verdadeira em Deus possam doar voluntariamente. A casa de Deus já determinou que novos crentes que não entendem a verdade e os pobres não precisam fazer ofertas. Ofertas feitas pelo povo escolhido de Deus são determinadas com base na fé do indivíduo; contanto que essas contribuições ocorram após muita oração, sejam feitas voluntariamente e a pessoa não peça nada em troca, elas são totalmente segundo o coração de Deus. A igreja não aceita ofertas feitas por novos crentes movidos por puro entusiasmo nem ofertas que possam gerar disputas familiares. A igreja não permite que ninguém solicite ofertas por razão nenhuma. Todos que solicitam ofertas têm segundas intenções e devem ser expostos e denunciados. Todo o povo escolhido de Deus deve entender que as ofertas que fazem são dadas a Deus, não a uma igreja ou indivíduo. Doar a uma igreja ou a um indivíduo é totalmente errado. O povo escolhido de Deus deve doar com base na compreensão do significado e dos princípios da doação de ofertas; somente assim elas serão lembradas e abençoadas por Deus.

Durante a Era da Graça, o Senhor Jesus disse: “Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes Meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a Mim o fizestes” (Mateus 25:40). A caridade feita com amor para ajudar irmãos e irmãs que fazem sacrifícios sinceros e se despendem por Deus e que estão passando por dificuldades financeiras em sua vida são bons atos, e fazer isso se conforma inteiramente às palavras de Deus. Certas pessoas, porém, só compram itens caros para líderes. Tais presentes não são caridade feita com amor; são nada além de um filosofia de vida bajuladora, manchada de motivações e objetivos pessoais, e eles não são lembrados por Deus. A caridade deve ser governada por princípios e direcionada aos destinatários certos. Caridade não deve ser feita aos perversos, líderes falsos ou anticristos; fazer isso é facilitar o mal e é praticar o mal, pura e simplesmente. Fazer caridade verdadeiramente por amor significa dar àqueles que se despendem sinceramente por Deus, que são capazes de prover, regar e apoiar o povo escolhido de Deus, e que mais contribuem para o trabalho da igreja e para o crescimento da vida dos escolhidos. Fazer caridade a tais pessoas — pessoas que são amadas e abençoadas por Deus — é totalmente segundo o coração de Deus. Fazer caridade ou dar presentes a fim de obter favores de certa pessoa e alcançar os próprios objetivos pessoais é totalmente contrário à verdade. Líderes e colaboradores têm uma obrigação ainda maior de considerar o trabalho da casa de Deus, de cumprir corretamente seu dever, de aceitar o escrutínio de Deus e não cobiçar as bênçãos do status. É responsabilidade de todo o povo escolhido de Deus supervisioná-los nesse aspecto.

Extraído de “Arranjos de trabalho”

Anterior: 84. Os princípios de preparar boas ações

Próximo: 86. Os princípios de como tratar as ofertas para Deus

Quando o desastre vem, como nós cristãos devemos lidar com ele? Convidamos você a participar da nossa reunião online, onde podemos explorar juntos e encontrar o caminho.

Configurações

  • Texto
  • Temas

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Espaçamento entre linhas

Largura da página

Sumário

Busca

  • Pesquise neste texto
  • Pesquise neste livro