13. Os princípios para obter a obra do Espírito Santo

(1) É necessário ler e contemplar as palavras de Deus com frequência, tendo no coração o desejo de compreender a verdade e verdadeiramente orar a Deus e ter comunhão com Ele;

(2) Procure ser uma pessoa honesta, capaz de se dedicar sinceramente a Deus e fazer o máximo para cumprir bem o seu dever, de modo a satisfazer a Deus;

(3) Reflita frequentemente sobre suas transgressões e a corrupção que é revelada em você. Procure resolvê-las com a verdade e ofereça gratidão e louvor sinceros a Deus;

(4) É necessário estabelecer um relacionamento normal com Deus. Quando alguém tem noções de Deus ou desobedece a Ele, ele deve buscar a verdade para resolver o problema e arrepender-se genuinamente.

Palavras de Deus relevantes:

A obra de Deus é suprir para você por meio de Suas palavras. Quando você obedecer e aceitar as palavras Dele, então o Espírito Santo seguramente operará em você. O Espírito Santo opera exatamente da maneira que Eu digo; faça como Eu disse, e o Espírito Santo prontamente operará em você. Eu libero uma nova luz para vocês contemplarem, e para trazer vocês para a luz do tempo presente, e quando você andar nessa luz, o Espírito Santo imediatamente operará em você. Há alguns que podem ser recalcitrantes, dizendo: “Eu simplesmente não vou cumprir o que Você diz”. Nesse caso, digo-lhe que você, agora, chegou ao fim da estrada; está seco e não tem mais vida. Portanto, ao experimentar a transformação de seu caráter, nada é mais crucial do que acompanhar a luz presente. O Espírito Santo não somente opera em certos homens que são usados por Deus, mas ainda mais na igreja. Ele poderia operar em qualquer um. Ele pode operar em você no presente, e você experimentará essa obra. Durante o período seguinte, Ele pode operar em outra pessoa, e nesse caso você deve se apressar para segui-lo; quanto mais de perto você seguir a luz atual, mais sua vida poderá crescer. Não importa o tipo de pessoa, se o Espírito Santo opera nela, então você deve seguir. Assimile as experiências dela por meio das suas, e você receberá coisas ainda mais elevadas. Ao fazer isso, você avançará mais rápido. Essa é a senda da perfeição para o homem e o caminho pelo qual a vida cresce.

Extraído de ‘Aqueles que obedecem a Deus com um coração sincero certamente serão ganhos por Deus’ em “A Palavra manifesta em carne”

Deus opera naqueles que buscam e valorizam Suas palavras. Quanto mais você valorizar as palavras de Deus, mais Seu Espírito operará em você. Quanto mais uma pessoa valoriza as palavras de Deus, maior é sua chance de ser aperfeiçoada por Deus. Deus aperfeiçoa aqueles que verdadeiramente O amam e aperfeiçoa aqueles cujo coração está em paz diante Dele. Valorizar toda a obra de Deus, valorizar o esclarecimento de Deus, valorizar a presença de Deus, valorizar o cuidado e a proteção de Deus, valorizar a maneira como as palavras de Deus se tornam a sua realidade e provêm para a sua vida — tudo isso está mais de acordo com o coração de Deus. Se você valorizar a obra de Deus, isto é, se valorizar toda a obra que Ele tem feito em você, então Ele o abençoará e fará com que tudo que é seu se multiplique. Se você não valorizar as palavras de Deus, Ele não operará em você, mas apenas lhe concederá uma graça de pouco valor para sua fé, ou abençoará você com pouca riqueza e a sua família com pouca segurança. Você deveria se esforçar para tornar as palavras de Deus a sua realidade e ser capaz de satisfazê-Lo e ser segundo o Seu coração; não deveria simplesmente se esforçar para desfrutar da Sua graça. Nada é mais importante para os crentes do que receber a obra de Deus, ganhar a perfeição e se tornar aqueles que fazem a vontade de Deus. Esse é o objetivo que você deveria buscar.

Extraído de ‘Deus aperfeiçoa aqueles que são segundo o Seu coração’ em “A Palavra manifesta em carne”

O Espírito Santo opera segundo este princípio: por meio da cooperação das pessoas, por meio de sua ativa oração, busca e aproximação com Deus, resultados podem ser alcançados, e elas podem ser esclarecidas e iluminadas pelo Espírito Santo. Não é o caso em que o Espírito Santo age unilateralmente, ou em que o homem age unilateralmente. Ambos são indispensáveis, e quanto mais as pessoas cooperam e quanto mais perseguem a realização dos padrões das exigências de Deus, maior é a obra do Espírito Santo. Só a verdadeira cooperação das pessoas, somada à obra do Espírito Santo, pode produzir experiências reais e o conhecimento substancial das palavras de Deus. Gradualmente, por experimentar dessa maneira, uma pessoa perfeita é finalmente produzida. Deus não faz coisas sobrenaturais; nas noções das pessoas, Deus é todo-poderoso e tudo é feito por Deus — o que resulta no fato de que as pessoas esperam passivamente, não leem as palavras de Deus nem oram e simplesmente aguardam o toque do Espírito Santo. Aquelas com uma compreensão correta, entretanto, acreditam nisto: as ações de Deus só podem ir até onde a minha cooperação for, e o efeito que a obra de Deus tem em mim depende de como eu coopero. Quando Deus fala, eu deveria fazer tudo que posso para buscar as palavras de Deus e me esforçar; é isso que eu deveria alcançar.

Extraído de ‘Como conhecer a realidade’ em “A Palavra manifesta em carne”

Há uma regra para o aperfeiçoamento das pessoas feito por Deus, que diz que Ele o esclarece utilizando uma parte desejável sua para que você tenha uma senda para praticar e possa se afastar de todos os estados negativos, ajudando o seu espírito a alcançar libertação e tornando-o mais capaz de amar a Deus. Desse modo, você é capaz de se livrar do caráter corrupto de Satanás. Você fica simples e aberto, disposto a se conhecer e a colocar a verdade em prática. Deus certamente o abençoará, assim, quando você está fraco e negativo, Ele o ilumina em dobro, ajudando-o a se conhecer ainda mais, a estar mais disposto a se arrepender e a ser mais capaz de praticar as coisas que você deve praticar. Somente desse modo o seu coração pode estar em paz e calmo. Uma pessoa que normalmente presta atenção em conhecer Deus, que presta atenção em conhecer a si mesma, que presta atenção na própria prática será capaz de frequentemente receber a obra de Deus, como também Sua orientação e esclarecimento. Mesmo que tal pessoa possa estar num estado negativo, ela é capaz de reverter as coisas imediatamente, seja devido à ação da consciência ou ao esclarecimento da palavra de Deus.

Extraído de ‘Somente os que se concentram na prática podem ser aperfeiçoados’ em “A Palavra manifesta em carne”

A obra do Espírito Santo tem seus princípios e é condicional. Em que tipo de pessoa o Espírito Santo normalmente opera? O que uma pessoa precisa possuir para obter a obra do Espírito Santo? Em sua fé, a pessoa precisa entender claramente que, a fim de obter a obra do Espírito Santo, no mínimo, ela deve ter uma consciência e um coração honesto, e sua consciência deve ter elementos de honestidade. Só quando tiver um coração honesto — assim como a consciência e a razão que sua humanidade deve possuir — o Espírito Santo pode operar em você. As pessoas sempre dizem que Deus vê o fundo do coração e observa tudo. No entanto, as pessoas nunca sabem por que algumas nunca ganham esclarecimento do Espírito Santo, por que nunca podem obter graça, por que nunca sentem alegria, por que estão sempre negativas e deprimidas e por que são incapazes de ser positivas. Dê uma olhada em seus estados. É certo que nenhuma dessas pessoas tem uma consciência que funcione ou um coração honesto. Aqueles que têm paz e alegria, que são sempre ativos e estão sempre melhorando no cumprimento de seus deveres, que sempre ganham algo, que sempre têm entendimento e que sempre recebem algo em troca de seus esforços após um tempo — o que ganham é alcançado por sua imaginação? Essas coisas são aprendidas a partir do estudo de livros? Como são ganhas? É possível se livrar da obra do Espírito Santo? (Não.) A obra do Espírito Santo é a coisa mais importante. Quando você possuir um coração honesto, e a consciência e a razão que são os pré-requisitos da sua humanidade, Deus o observará. Vocês imaginaram um padrão para como o Espírito Santo opera? O Espírito Santo geralmente opera naqueles cujo coração é honesto, e Ele opera quando as pessoas encontram dificuldades e estão buscando a verdade. Deus não dará atenção àqueles que não têm um pingo de razão ou consciência humana. Se alguém for muito honesto, mas, por um período de tempo, seu coração não estiver voltado para Deus, ele não tiver nenhum desejo de melhorar, cair num estado negativo e não sair dele, se não orar nem buscar a verdade para resolver seu estado e não cooperar, então o Espírito Santo não operará nele durante tal escurecimento ocasional de seu estado ou sua degeneração temporária. Como, então, o Espírito Santo pode operar numa pessoa sem consciência de humanidade? Isso é ainda mais impossível. O que, então, tais pessoas devem fazer? Existe um caminho que possam seguir? Elas devem se arrepender genuinamente e ser pessoas honestas. Como alguém pode ser uma pessoa honesta? Primeiro, seu coração precisa se abrir para Deus e você precisa buscar a verdade de Deus; tendo entendido a verdade, você deve então praticá-la. Deve, então, submeter-se aos arranjos de Deus e permitir que Deus controle você. Só dessa maneira você será elogiado por Deus. Você precisa primeiro pôr de lado o próprio prestígio e vaidade e abrir mão de seus interesses. Tente pô-los de lado em primeiro lugar, e uma vez que os tiver posto de lado, ponha todo o seu corpo e alma em seu dever e no trabalho de testemunhar de Deus, e então veja como Deus o guia, veja se surgem paz e alegria dentro de si, se você tem essa confirmação. Você precisa primeiro se arrepender genuinamente, render-se, abrir seu coração para Deus e pôr de lado as coisas que valoriza. Se continuar se atendo a elas enquanto faz pedidos a Deus, você será capaz de ganhar a obra do Espírito Santo? A obra do Espírito Santo é condicional, e Deus é um Deus que odeia o mal e que é santo. Se as pessoas sempre se apegarem a essas coisas, fechando-se constantemente para Deus e rejeitando a obra e a orientação de Deus, então Deus parará de operar nelas. Não é que Deus deve operar em cada pessoa, ou que o obrigará a fazer isso ou aquilo. Ele não o coage. O trabalho de espíritos malignos é forçar os humanos a fazer isso e aquilo e até possuir e controlar as pessoas. O Espírito Santo opera de modo especialmente delicado; Ele o move, e você não sente. Você apenas sente como se tivesse vindo a entender ou perceber algo inconscientemente. É assim que o Espírito Santo move as pessoas, e, se se submeterem, elas se verão capazes de se arrepender verdadeiramente.

Extraído de ‘Dê seu real coração a Deus e você poderá obter a verdade’ em “Registros das falas de Cristo”

E como você busca ser tocado pelo Espírito Santo? A coisa crucial é viver nas palavras atuais de Deus e orar com base nas exigências de Deus. Tendo orado desta forma, é certo que o Espírito Santo o tocará. Se você não buscar com uma base na fundação das palavras pronunciadas por Deus hoje, isso é inútil. Você deve orar e dizer: “Ó Deus! Eu me oponho a Ti, e Te devo tanto; sou tão desobediente e nunca sou capaz de Te satisfazer. Ó Deus, desejo que Tu me salves, desejo servir-Te até o fim, desejo morrer por Ti. Tu me julgas e me castigas, e eu não me queixo; oponho-me a Ti e mereço morrer, para que todos possam contemplar o Teu justo caráter em minha morte”. Quando você ora do fundo do coração dessa forma, Deus o ouvirá e o guiará; se você não orar com base nas palavras atuais do Espírito Santo, não haverá possibilidade de o Espírito Santo o tocar. Se orar conforme a vontade de Deus e de acordo com o que Deus deseja fazer hoje, você dirá: “Ó Deus! Desejo aceitar Tuas comissões e ser fiel a Tuas comissões, e estou disposto a devotar minha vida inteira à Tua glória, de modo que tudo que eu faça consiga alcançar os padrões do povo de Deus. Que meu coração seja tocado por Ti. Desejo que Teu Espírito sempre me ilumine, para que tudo o que eu faça traga vergonha para Satanás, para que finalmente seja ganho por Ti”. Se você orar assim, de uma maneira que esteja centrada em torno da vontade de Deus, o Espírito Santo inevitavelmente trabalhará em você. Não importa a quantidade de palavras de suas orações — o essencial é se você compreende ou não a vontade de Deus. Talvez todos vocês tenham tido a seguinte experiência: às vezes, enquanto se ora em grupo, a dinâmica da obra do Espírito Santo atinge seu apogeu, fazendo com que a força de todos aumente. Algumas pessoas choram amargamente e derramam lágrimas enquanto oram, vencidas pelo remorso diante de Deus, e algumas mostram sua determinação e fazem votos. Tal o efeito a ser atingido pela obra do Espírito Santo. Hoje é crucial que todas as pessoas derramem completamente o seu coração nas palavras de Deus. Não se concentre nas palavras faladas anteriormente; se você ainda se agarrar ao que veio antes, o Espírito Santo não operará dentro de você. Você percebe a importância disto?

Extraído de ‘Conheça a mais nova obra de Deus e siga os Seus passos’ em “A Palavra manifesta em carne”

Tendo Deus falado tanto, você deveria fazer o máximo para comer e beber das Suas palavras, e então, sem o perceber, você chegará a entender e, sem o perceber, o Espírito Santo o esclarecerá. Quando o Espírito Santo esclarece o homem, muitas vezes é sem que o homem esteja ciente. Ele esclarece e guia você quando você tem sede e busca. O princípio pelo qual o Espírito Santo opera está centrado em torno das palavras de Deus que você come e bebe. Todos aqueles que não dão importância às palavras de Deus e que sempre têm uma atitude diferente para com Suas palavras — crendo que, em seu pensamento confuso, se trata de uma questão de indiferença ler ou não Suas palavras — são aqueles que não possuem realidade. Nem a obra do Espírito Santo nem Seu esclarecimento podem ser vistos numa pessoa assim. Elas estão simplesmente se saindo bem, são impostores sem qualificações verdadeiras, como o Sr. Nanguo da parábola.[a]

Extraído de ‘A Era do Reino é a Era da Palavra’ em “A Palavra manifesta em carne”

Seguindo adiante, conversar sobre as palavras de Deus deveria ser o princípio pelo qual você fala. Normalmente, quando vocês se reúnem, deveriam ser capazes de se engajar em comunhão sobre as palavras de Deus, tomando-as como conteúdo de suas interações, conversando sobre o que sabem sobre essas palavras, como as colocam em prática e como o Espírito Santo opera. Contanto que você comunique as palavras de Deus, o Espírito Santo o iluminará. Alcançar o mundo das palavras de Deus exige a cooperação do homem. Se você não entrar nisso, Deus não terá como operar; se você mantiver sua boca fechada e não falar sobre Suas palavras, Ele não terá como o iluminar. Sempre que você não estiver de outra forma ocupado, converse sobre as palavras de Deus, e não se meta apenas em conversa fiada! Deixe a sua vida ser preenchida com as palavras de Deus — só então você será um crente devoto. Não importa que a sua comunicação seja superficial. Sem superficialidade não pode haver profundidade. Tem de haver um processo. Através do treinamento, você captará a iluminação do Espírito Santo sobre você e como comer e beber efetivamente das palavras de Deus. Após um intervalo de exame profundo, você entrará na realidade das palavras de Deus. Só se estiver decidido a cooperar, você será capaz de receber a obra do Espírito Santo.

Extraído de ‘A Era do Reino é a Era da Palavra’ em “A Palavra manifesta em carne”

Se você pode comer e beber as palavras de Deus com frequência e estar atento à Sua vontade e pôr Suas palavras em prática, então você pertence a Deus e é uma pessoa que vive dentro de Suas palavras. Você está disposto a fugir do império de Satanás e viver na luz de Deus? Se viver dentro das palavras de Deus, então o Espírito Santo terá a oportunidade de realizar Sua obra; se viver sob a influência de Satanás, então o Espírito Santo não terá tal oportunidade. A obra que o Espírito Santo realiza nos homens, a luz que Ele brilha sobre eles e a confiança que Ele lhes confere dura apenas um momento; se as pessoas não forem cuidadosas e não prestarem atenção, então a obra do Espírito Santo passará por elas. Se os homens viverem dentro das palavras de Deus, então o Espírito Santo estará com eles e realizará a obra neles. Se os homens não vivem dentro das palavras de Deus, então eles vivem nas amarras de Satanás. Se os homens vivem com um caráter corrupto, então não têm a presença nem a obra do Espírito Santo. Se você vive dentro dos limites das palavras de Deus e se vive no estado que Deus exige, então você é alguém que pertence a Ele, e Sua obra será realizada em você; se você não estiver vivendo dentro dos limites das exigências de Deus, mas, em vez disso, estiver vivendo sob o império de Satanás, então decididamente está vivendo dentro da corrupção de Satanás. Só vivendo dentro das palavras de Deus e entregando seu coração a Ele você pode satisfazer Suas exigências; você precisa fazer como Deus diz, tornando Suas declarações o fundamento de sua existência e a realidade de sua vida; só então você pertencerá a Deus. Se você praticar realmente de acordo com a vontade de Deus, Ele realizará a obra em você, e você viverá então sob Suas bênçãos, na luz de Seu semblante; compreenderá a obra que o Espírito Santo realiza e sentirá a alegria da presença de Deus.

Extraído de ‘Fuja da influência das trevas e você será ganho por Deus’ em “A Palavra manifesta em carne”

Pela experiência, pode-se ver que uma das questões mais importantes é aquietar o coração diante de Deus. Essa é uma questão que diz respeito à vida espiritual das pessoas e ao seu crescimento em sua vida. Somente se seu coração estiver em paz diante de Deus, sua busca da verdade e de mudanças em seu caráter dará frutos. Como você vem à presença de Deus carregando um fardo e porque você sempre sente que tem deficiências em tantas coisas, que há muitas verdades que você precisa conhecer, muita realidade que precisa experimentar e que deve dedicar todo cuidado à vontade de Deus — essas coisas estão sempre em sua mente. É como se elas o estivessem pressionando com uma força que o impede de respirar, e, assim, você sente seu coração pesado (embora não esteja em um estado negativo). Somente pessoas assim são qualificadas para aceitar o esclarecimento das palavras de Deus e ser movidas pelo Espírito de Deus. É devido ao seu fardo, por terem o coração pesado e, pode-se dizer, devido ao preço que pagaram e ao tormento que sofreram diante de Deus, que elas recebem Seu esclarecimento e Sua iluminação. Porque Deus não dá tratamento especial a pessoa alguma. Ele é sempre justo em Seu tratamento das pessoas, mas também não lhes dá arbitrária ou incondicionalmente. Esse é um aspecto de Seu caráter justo. Na vida real, a maioria das pessoas ainda precisa alcançar esse reino. No mínimo, seu coração ainda tem de voltar-se totalmente para Deus, e, assim, ainda não houve grande mudança em seu caráter de vida. Isso ocorre porque elas só vivem na graça de Deus e ainda têm de ganhar a obra do Espírito Santo. Os critérios que as pessoas devem satisfazer para que Deus faça uso delas são os seguintes: o coração delas se volta para Deus, elas carregam o fardo de Suas palavras, seu coração anseia, e elas têm a determinação de buscar a verdade. Somente pessoas assim podem ganhar a obra do Espírito Santo e frequentemente ganham esclarecimento e iluminação.

Extraído de ‘É muito importante estabelecer um relacionamento normal com Deus’ em “A Palavra manifesta em carne”

Em sua vida diária, você deve entender quais são as palavras que você diz e as coisas que você faz que possam causar anormalidade em seu relacionamento com Deus, e então se retifique para entrar na maneira correta. Em todo o tempo, examine suas palavras, suas ações, todo e qualquer movimento seu, todos os seus pensamentos e ideias. Ganhe um entendimento normal de seu estado real e entre na maneira da obra do Espírito Santo. Esse é o único caminho para ter um relacionamento normal com Deus. Ao analisar se o seu relacionamento com Deus é normal, você conseguirá corrigir suas intenções, entender a natureza-essência do homem e verdadeiramente entender a si mesmo, e, agindo assim, você conseguirá entrar nas experiências reais, renunciar a si mesmo de modo real e se submeter com intenção. Conforme você experienciar essas questões referentes a se o seu relacionamento com Deus é normal ou não, você encontrará oportunidades de ser aperfeiçoado por Deus e se tornará capaz de compreender muitos estados da obra do Espírito Santo. Você também será capaz de perceber muitos dos embustes de Satanás e penetrar suas conspirações. Somente esse caminho leva a ser aperfeiçoado por Deus. Você corrige o seu relacionamento com Deus de modo que possa se submeter a Seus arranjos em sua inteireza, e de modo que você possa entrar ainda mais profundamente na experiência real e receber ainda mais da obra do Espírito Santo.

Extraído de ‘Como está seu relacionamento com Deus?’ em “A Palavra manifesta em carne”

Nota de rodapé:

a. O texto original não contém a frase “da parábola”.

Anterior: 12. Os princípios para confirmar que o Espírito Santo está operando

Próximo: 14. Os princípios para aceitar o escrutínio de Deus

Quando o desastre vem, como nós cristãos devemos lidar com ele? Convidamos você a participar da nossa reunião online, onde podemos explorar juntos e encontrar o caminho.
Venha conversar com a gente
Entre em contato conosco pelo Whatsapp

Configurações

  • Texto
  • Temas

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Espaçamento entre linhas

Largura da página

Sumário

Busca

  • Pesquise neste texto
  • Pesquise neste livro