27. Os princípios para viver segundo as palavras de Deus

(1) É necessário praticar e experimentar as palavras de Deus e conhecê-las. Fazer isso é saber como aplicar as palavras de Deus na vida real e como viver segundo elas;

(2) É necessário buscar a verdade em todas as questões. Quando alguém usa a verdade para resolver problemas, ele tem uma senda pela qual praticar e entrar e não se desvia das palavras de Deus;

(3) É necessário ver as pessoas e coisas à luz das palavras de Deus, chegar a compreender a verdade e agir com princípio. Fazer isso traz as palavras de Deus para a vida real;

(4) Em meio a provações e tribulações, deve-se orar constantemente a Deus e esperar por Ele. Com a iluminação e orientação de Suas palavras, há uma senda a seguir.

Palavras de Deus relevantes:

Quando as pessoas entendem a verdade e vivem com ela como sua vida, a que vida isso se refere? Refere-se à sua capacidade de basear sua vida nas palavras de Deus; significa que elas têm um conhecimento real das palavras de Deus e um entendimento genuíno da verdade. Quando as pessoas possuem essa nova vida dentro de si, a maneira como vivem é estabelecida sobre um fundamento da palavra de Deus, a verdade, e elas estão vivendo dentro do reino da verdade. A vida das pessoas gira em torno de conhecer e experimentar a verdade e de ter isso como seu fundamento, não ultrapassando esse escopo; essa é a vida referida quando se fala em ganhar a verdade-vida. Para que você viva a verdade como sua vida, não é o caso que a vida da verdade está dentro de você, nem é o caso que, se você possui a verdade como sua vida, você se torna a verdade e sua vida interior se torna a vida da verdade; muito menos pode-se dizer que você é a verdade-vida. No fim das contas, sua vida ainda é a vida de um humano. É apenas que um humano pode viver segundo as palavras de Deus, possuir conhecimento da verdade e entendê-la até certo grau aprofundado; esse entendimento não pode ser tirado de você. Você experimenta e entende essas coisas totalmente, sentindo que são tão boas e preciosas, e você vem a aceitá-las como a base para a sua vida; além do mais, você vive em dependência dessas coisas, e ninguém pode mudar isso: essa, então, é a sua vida. Isto é, sua vida só contém essas coisas — entendimento, experiência e percepções da verdade — e, não importa o que faça, você baseará a maneira como vive nelas, e não ultrapassará esse escopo nem essas fronteiras; esse é precisamente o tipo de vida que você tem. O objetivo último da obra de Deus é que as pessoas tenham esse tipo de vida.

Extraído de ‘Você sabe o que de fato é a verdade?’ em “Registros das falas de Cristo dos últimos dias”

Deus deu Sua vida e tudo que Ele tem e é para as pessoas para que elas possam vivê-los, para que possam transformar o que Deus tem e é e a verdade que Ele lhes concede na direção e na senda para eles viverem, em sua própria vida, para que elas possam viver segundo essa vida. Então, podemos dizer que Deus concedeu Sua vida livremente para as pessoas, tornando-a assim a vida deles? Então, o que é que as pessoas obtiveram de Deus? A expectativa de Deus? A promessa de Deus? Ou o quê? O que eles obtiveram de Deus não são palavras vazias, mas a vida de Deus! Além de conceder vida às pessoas, a única exigência que Ele faz a você é que você tome essa vida de Deus, a transforme na sua própria vida e a viva. Quando Deus vê você vivendo essa vida, Ele Se sente satisfeito. Essa é a única exigência de Deus. Assim, o que os humanos obtêm de Deus não tem preço e, ao mesmo tempo em que Deus concede essa mais preciosa das coisas à humanidade, Ele não ganha nada; o maior beneficiário é a humanidade. Quando aceitam as palavras de Deus como sua própria vida, as pessoas também vêm a entender a verdade, ganham os princípios daquilo que significa ser humano, criam as raízes de que precisam para ser humanos e ganham a direção em que devem seguir para ser humanos. Não são mais enganados e amarrados por Satanás, não são mais enganados e usados por pessoas malignas, e não são mais poluídos, ou seduzidos por tendências malignas. Os humanos vivem livres entre céu e terra, e são libertos. Eles são capazes de viver genuinamente sob o domínio de Deus, não sofrem mais danos causados por qualquer força maligna ou sombria. Isto é, enquanto estão vivendo essa vida, eles não experimentam mais qualquer dor, em vez disso, vivem felizes e sem dificuldade; vivem livremente e têm um relacionamento normal com Deus. Não podem mais se rebelar contra Deus ou se opor a Ele; ao contrário, vivem genuinamente sob a soberania de Deus. Vivem uma vida certa e apropriada, de dentro para fora, e se tornam humanos autênticos.

Extraído de ‘O homem é o maior beneficiário do plano de gerenciamento de Deus’ em “Registros das falas de Cristo dos últimos dias”

O propósito de as pessoas entenderem e praticarem a verdade é que elas vivam a verdade e que façam das verdades que entendem e que são capazes de colocar em prática a sua vida. O que significa torná-las sua vida? Significa que se tornam o fundamento e a fonte de suas ações, de sua vida, de seu comportamento e de sua existência — elas mudam a maneira em que você vive. Segundo o que as pessoas viviam antes? Tendo elas fé ou não, elas não viviam segundo as palavras de Deus nem segundo a verdade. É essa a maneira em que um ser criado deveria viver? O que Deus exige do homem? (Que as pessoas vivam segundo Suas palavras.) Viver segundo as palavras de Deus — esse é o objetivo que as pessoas que realmente acreditam Nele deveriam ter; é como um ser criado deveria viver. Aos olhos de Deus, tais pessoas são verdadeiros seres criados. Assim, vocês devem ponderar regularmente quais de suas palavras, quais de suas ações e quais dos princípios do seu comportamento, dos objetivos de sua existência e das maneiras em que vocês se comportam são compatíveis com Deus, quais estão alinhados com aquilo que Deus exige de vocês e quais não têm nenhuma relação com as palavras e exigências de Deus. Se você contemplar essas coisas com frequência, aos poucos você alcançará entrada. Se você não ponderar essas coisas, não adianta fazer apenas esforços superficiais; no fim, agir sem se envolver, seguir regras e se empenhar em cerimônias não lhe trará nada. O que, então, é fé em Deus? Fé em Deus é, na verdade, o processo de mudar de um ser humano corrompido por Satanás para aquilo que, aos olhos de Deus, é um verdadeiro ser criado. Quando alguém depende agora do caráter e da natureza de Satanás para viver, ele é um ser criado com o qual, aos olhos de Deus, Ele está satisfeito? Você diz que acredita em Deus, você reconhece Deus, reconhece a soberania de Deus e reconhece que Deus lhe dá tudo, mas você vive as palavras de Deus? Você vive de acordo com as exigências de Deus? Você segue o caminho de Deus? Um ser criado como você é capaz de vir para diante de Deus e de viver com Deus? Você tem um coração que teme a Deus? Aquilo que você vive e a senda que trilha são compatíveis com Deus? (Não.) Qual, então, é o sentido de sua crença em Deus agora? Você embarcou na trilha correta? Seu seguimento de Deus, sua crença e seu reconhecimento do nome de Deus e o reconhecimento de Deus como seu Criador e seu Soberano são apenas uma formalidade e um testemunho da boca para fora. No entanto, você não aceitou em essência a soberania nem as orquestrações de Deus, e você não pode ser totalmente compatível com Deus. Isto é, o significado da sua crença em Deus não foi completamente realizado. Embora creia em Deus, você não se livrou de sua corrupção e não alcançou salvação, e você não entrou no lado prático da crença em Deus. Vendo desse jeito, a crença em Deus não é uma coisa simples.

Extraído da comunhão de Deus

Quer as palavras proferidas por Deus sejam simples ou profundas na aparência exterior, todas elas são verdades indispensáveis ao homem quando ele entra na vida; elas são a fonte de águas vivas que permite ao homem sobreviver tanto em espírito como em carne. Elas fornecem o que o homem precisa para se manter vivo; os princípios e o credo para conduzir sua vida diária; a senda que ele deve trilhar para a salvação como também sua meta e direção; toda verdade que ele deve possuir como ser criado diante de Deus; e toda verdade sobre como o homem obedece e adora a Deus. Elas são a garantia que asseguram a sobrevivência do homem, elas são o pão diário do homem e, também, são o firme suporte que permite que o homem seja forte e se levante. Elas são ricas na verdade-realidade com a qual a humanidade criada vive uma humanidade normal, ricas na verdade pela qual a humanidade se liberta da corrupção e se esquiva das armadilhas de Satanás, ricas no incansável ensino, exortação, encorajamento e consolo que o Criador dá à humanidade criada. Elas são o farol que guia e ilumina os homens para entenderem tudo o que é positivo, a garantia que assegura que os homens viverão e se apossarão de tudo que é justo e bom, o critério pelo qual as pessoas, eventos e objetos são medidos e também o marcador de navegação que leva os homens para a salvação e a senda da luz. Somente na experiência prática das palavras de Deus, o homem pode ser suprido com a verdade e a vida; somente aqui o homem pode vir a entender o que é a humanidade normal, o que é uma vida significativa, o que é um ser criado genuíno, o que é a verdadeira obediência a Deus; somente aqui o homem pode vir a compreender como ele deve se importar com Deus, como deve cumprir o dever de um ser criado e como possuir a semelhança de um homem real; somente aqui o homem pode compreender o que se entende por fé genuína e adoração genuína; somente aqui o homem pode vir a entender quem é o Governante dos céus e da terra e de todas as coisas; somente aqui o homem pode vir a entender os meios pelos quais Aquele que é o Mestre de toda a criação governa, conduz e provê para a criação; e somente aqui ele pode vir a entender e compreender os meios pelos quais Aquele que é o Mestre de toda a criação existe, Se manifesta e opera. Separado da experiência real das palavras de Deus, o homem não tem conhecimento nem percepção real das palavras e da verdade de Deus. Tal homem é um evidente cadáver vivo, uma concha consumada, e todo conhecimento relativo ao Criador não tem nada a ver com ele. Aos olhos de Deus, tal homem nunca acreditou Nele nem nunca O seguiu, e assim Deus não o reconhece nem como crente Seu nem como seguidor Seu, menos ainda como um ser criado genuíno.

Extraído de ‘Conhecer Deus é a senda para temer a Deus e evitar o mal’ em “A Palavra manifesta em carne”

O que Deus exige é o amor singular do homem; o que Ele exige é que o homem seja ocupado por Suas palavras e por um coração repleto de amor por Ele. Viver dentro das palavras de Deus, buscar dentro de Suas palavras aquilo que deveriam buscar, amar a Deus por Suas palavras, correr por Suas palavras, viver por Suas palavras — essas são as metas que o homem deveria se esforçar para alcançar. Tudo precisa ser construído sobre as palavras de Deus; só então o homem será capaz de satisfazer as exigências de Deus. Se o homem não está equipado com as palavras de Deus, então não passa de uma larva possuída por Satanás! Pondere isto: quanto da palavra de Deus se enraizou dentro de você? Em quais coisas você está vivendo de acordo com Suas palavras? Em quais coisas não tem vivido de acordo com elas? Se as palavras de Deus não se apoderaram completamente de você, então o que exatamente ocupa o seu coração? Em sua vida cotidiana, você está sendo controlado por Satanás ou está sendo ocupado pelas palavras de Deus? Suas palavras são o fundamento sobre o qual suas orações são baseadas? Você saiu do seu estado negativo através do esclarecimento das palavras de Deus? Tomar as palavras de Deus como o fundamento da sua existência — é nisso que todos deveriam entrar. Se Suas palavras não estão presentes na sua vida, então você está vivendo sob a influência das trevas, você está se rebelando contra Deus, está resistindo a Ele e está desonrando Seu nome. A crença de tais pessoas em Deus é pura travessura e perturbação. Quanto da sua vida foi vivida de acordo com Suas palavras? Quanto da sua vida não foi vivida de acordo com Suas palavras? Quanto do que a palavra de Deus exigiu de você foi cumprido em você? Quanto foi perdido em você? Você observou tais coisas atentamente?

Extraído de ‘Fuja da influência das trevas e você será ganho por Deus’ em “A Palavra manifesta em carne”

Se você pode comer e beber as palavras de Deus com frequência e estar atento à Sua vontade e pôr Suas palavras em prática, então você pertence a Deus e é uma pessoa que vive dentro de Suas palavras. Você está disposto a fugir do império de Satanás e viver na luz de Deus? Se viver dentro das palavras de Deus, então o Espírito Santo terá a oportunidade de realizar Sua obra; se viver sob a influência de Satanás, então o Espírito Santo não terá tal oportunidade. A obra que o Espírito Santo realiza nos homens, a luz que Ele brilha sobre eles e a confiança que Ele lhes confere dura apenas um momento; se as pessoas não forem cuidadosas e não prestarem atenção, então a obra do Espírito Santo passará por elas. Se os homens viverem dentro das palavras de Deus, então o Espírito Santo estará com eles e realizará a obra neles. Se os homens não vivem dentro das palavras de Deus, então eles vivem nas amarras de Satanás. Se os homens vivem com um caráter corrupto, então não têm a presença nem a obra do Espírito Santo. Se você vive dentro dos limites das palavras de Deus e se vive no estado que Deus exige, então você é alguém que pertence a Ele, e Sua obra será realizada em você; se você não estiver vivendo dentro dos limites das exigências de Deus, mas, em vez disso, estiver vivendo sob o império de Satanás, então decididamente está vivendo dentro da corrupção de Satanás. Só vivendo dentro das palavras de Deus e entregando seu coração a Ele você pode satisfazer Suas exigências; você precisa fazer como Deus diz, tornando Suas declarações o fundamento de sua existência e a realidade de sua vida; só então você pertencerá a Deus. Se você praticar realmente de acordo com a vontade de Deus, Ele realizará a obra em você, e você viverá então sob Suas bênçãos, na luz de Seu semblante; compreenderá a obra que o Espírito Santo realiza e sentirá a alegria da presença de Deus.

Extraído de ‘Fuja da influência das trevas e você será ganho por Deus’ em “A Palavra manifesta em carne”

Os crentes em Deus deveriam, no mínimo, ser bem comportados externamente; o mais importante de tudo é ser dotado das palavras de Deus. Haja o que houver, você nunca pode se afastar das Suas palavras. Conhecer Deus e realizar Suas intenções, tudo é alcançado por meio de Suas palavras. No futuro, todas as nações, denominações, religiões e todos os setores serão conquistados pelas palavras de Deus. Deus falará diretamente, e todas as pessoas terão as palavras de Deus em suas mãos, e, por meio disso, a humanidade será aperfeiçoada. Dentro e fora, as palavras de Deus permeiam tudo: a humanidade falará as palavras de Deus com sua boca, praticará segundo as palavras de Deus e manterá as palavras de Deus em seu íntimo, permanecendo imersa nas palavras de Deus tanto por dentro quanto por fora. Assim, a humanidade será aperfeiçoada. Aqueles que cumprem as intenções de Deus, e são capazes de dar testemunho Dele, são as pessoas que têm as palavras de Deus como sua realidade.

Entrar na Era da Palavra — na Era do Reino Milenar — é a obra que está sendo realizada hoje. A partir de agora, pratique o envolvimento na comunicação das palavras de Deus. Só por meio do comer e beber bem como por experimentar as palavras de Deus, você será capaz de vivê-las. Você deve produzir alguma experiência prática para convencer os outros. Se você não conseguir viver a realidade das palavras de Deus, ninguém será persuadido! Todos aqueles que são usados por Deus são pessoas que conseguem viver a realidade das palavras de Deus. Se você não puder produzir essa realidade e dar testemunho de Deus, isso mostra que o Espírito Santo não operou em você e que você não foi aperfeiçoado. Essa é a importância das palavras de Deus. Você tem um coração que tem sede das palavras de Deus? Aqueles que têm sede das palavras de Deus têm sede da verdade, e só pessoas assim são abençoadas por Deus. No futuro, há muito mais palavras que Deus dirá a todas as religiões e a todas as denominações. Ele primeiro fala e declara Sua voz dentre vocês para completá-los, antes de passar a falar e declarar Sua voz dentre os gentios para conquistá-los. Por meio de Suas palavras, todos serão sincera e totalmente convencidos. Por meio das palavras de Deus e de Suas revelações, o caráter corrupto do homem diminui, ele ganha a aparência de um homem, e seu caráter rebelde diminui. As palavras operam no homem com autoridade e conquistam o homem dentro da luz de Deus. A obra que Deus faz na presente era, bem como os pontos decisivos de Sua obra, podem ser todos encontrados em Suas palavras. Se não ler Suas palavras, você não entenderá nada. Por meio do próprio comer e beber das Suas palavras, por meio do engajamento em comunhão com irmãos e irmãs e de suas experiências reais, você ganhará o pleno conhecimento das palavras de Deus. Só então você será verdadeiramente capaz de viver a realidade delas.

Extraído de ‘A Era do Reino é a Era da Palavra’ em “A Palavra manifesta em carne”

Primeiro, você deve resolver todas as dificuldades em seu íntimo confiando em Deus. Dê um fim ao seu caráter degenerado, torne-se capaz de entender verdadeiramente a sua própria condição e saiba como você deve agir; continue se comunicando sobre qualquer coisa que não entenda. É inaceitável que uma pessoa não se conheça. Primeiro, cure sua própria enfermidade e, comendo e bebendo Minhas palavras com mais frequência e contemplando elas, viva sua vida e realize seus atos com base nas Minhas palavras; quer esteja em casa ou em outro lugar, você deve permitir que Deus exerça poder em você. Descarte a carne e a naturalidade. Sempre permita que as palavras de Deus tenham domínio sobre você. Não há necessidade de se preocupar que sua vida não esteja mudando; com o tempo, você virá a sentir que seu caráter mudou muito. Antes, você estava ansioso para ocupar o centro das atenções, ou você não obedecia a ninguém ou você era ambicioso, hipócrita, orgulhoso — você gradualmente estará livre dessas coisas. Se você quiser descartá-las agora mesmo, isso não será possível! Isso ocorre porque o seu velho eu não permitirá que os outros o toquem, tão profundas são suas raízes. Portanto, você deve fazer um esforço subjetivo, obedecer de forma positiva e ativa à obra do Espírito Santo, usar sua vontade para cooperar com Deus e estar disposto a colocar Minhas palavras em prática. […] Não seja hipócrita; pegue os pontos fortes dos outros para compensar suas próprias deficiências, observe como os outros vivem de acordo com as palavras de Deus e veja se vale a pena imitar suas vidas, ações e falas. Se você considera os outros menos do que você, você é hipócrita, presunçoso e não beneficia ninguém. O que é vital agora é focar a vida, comer e beber mais as Minhas palavras, experimentar Minhas palavras, conhecer Minhas palavras, fazer com que as Minhas palavras se tornem verdadeiramente sua vida — essas são as coisas principais. Se alguém não consegue viver segundo as palavras de Deus, sua vida pode amadurecer? Não, não pode. Você deve viver conforme as Minhas palavras o tempo todo e ter Minhas palavras como o código de conduta para a vida, para que você sinta que agir de acordo com esse código é o que agrada a Deus e que agir de um outro jeito é o que Deus detesta; e lentamente você começará a seguir a trilha certa.

Extraído de ‘Capítulo 22’ das Declarações de Cristo no princípio em “A Palavra manifesta em carne”

Se alguém pode satisfazer a Deus ao cumprir seu dever, tem princípios em suas palavras e ações e pode entrar na verdade-realidade em todos os aspectos da verdade, então essa é uma pessoa que é aperfeiçoada por Deus. Pode-se dizer que a obra e as palavras de Deus foram totalmente eficazes para tal pessoa, que as palavras de Deus se tornaram sua vida, que ela obteve a verdade e é capaz de viver de acordo com as palavras de Deus. Depois disso, a natureza de sua carne — isto é, o próprio fundamento da sua existência original — irá se desestruturar e desmoronar. Após possuir as palavras de Deus como sua vida, a pessoa se tornará uma nova pessoa. Se as palavras de Deus se tornam a sua vida, se a visão da obra de Deus, Suas exigências à humanidade, Suas revelações aos humanos e os padrões para uma vida verdadeira que Deus exige que ela atenda tornam-se a sua vida, se ela vive de acordo com essas palavras e verdades, então ela é aperfeiçoada pelas palavras de Deus. Tal pessoa é renascida e tornada uma nova pessoa através das palavras de Deus. Esse é o caminho pelo qual Pedro buscava a verdade; é o caminho de ser aperfeiçoado, aperfeiçoado pelas palavras divinas e alcançar a vida por essas palavras. A verdade dita por Deus tornou-se a vida de Pedro e só então ele se tornou alguém que obteve a verdade.

Extraído de ‘Como trilhar a senda de Pedro’ em “Registros das falas de Cristo dos últimos dias”

Se as pessoas têm um entendimento genuíno do caráter de Deus e podem dar um louvor sincero à Sua santidade e justiça, então isso significa que elas verdadeiramente O conhecem e possuem a verdade; só então elas vivem na luz. Somente quando a visão do mundo e da vida de uma pessoa muda, ela passa por uma transformação fundamental. Quando alguém tem um objetivo de vida e se comporta segundo a verdade; quando ele se submete totalmente a Deus e vive segundo Suas palavras; quando se sente em paz e iluminado até o fundo de sua alma; quando seu coração está liberto da escuridão; quando consegue viver de forma completamente livre e irrestrita na presença de Deus, só então é que ele leva uma vida humana genuína, só então ele se tornou uma pessoa que possui a verdade. Além disso, todas as verdades em sua posse vieram das palavras de Deus e do Próprio Deus. O Governante de todo o universo e de todas as coisas, o Deus Altíssimo, o aprova como uma pessoa real que vive uma vida humana verdadeira. O que poderia ser mais significativo que a aprovação de Deus? É isso que significa estar em posse da verdade. No mundo de hoje, que é dominado por Satanás e durante todos os milhares de anos de história, quem dentre toda a humanidade obteve a vida? Ninguém. Isso é assim porque todos os humanos são pessoas que resistiram a Deus. Tudo pelo que viveram a vida e sobreviveram veio de Satanás, foi aceito de Satanás e está em exata oposição às palavras de Deus. Assim, os humanos são seres que resistem a Deus e que sofrem Suas maldições, de modo que não têm vida sobre a qual falar. Mesmo que queiram “deixar sua marca”, “ter seus nomes passados para uma centena de gerações”, “desfrutar de glória eterna” e “ter um nome eterno”, todas essas coisas são palavras diabólicas. Fato é que eles foram amaldiçoados por Deus desde o início, para nunca reencarnarem. As palavras dos famosos, quem quer que sejam, não concordam fundamentalmente com Deus, e todos são punidos no décimo oitavo nível do Inferno depois que morrem. Só Deus é a verdade. Deus controla os céus, a terra e tudo que há neles e governa sobre tudo. Não acreditar em Deus e não se submeter a Deus é ser incapaz de obter a verdade. Se viver de acordo com as palavras de Deus, então, na profundeza do seu coração, você se sentirá alegre à vontade e também desfrutará de uma doçura incomparável. Quando isso acontecer, você terá verdadeiramente obtido a vida.

Extraído de ‘Como conhecer a natureza do homem’ em “Registros das falas de Cristo dos últimos dias”

Anterior: 26. Os princípios para entrar na realidade das palavras de Deus

Próximo: 28. Os princípios para aceitar o julgamento e o castigo das palavras de Deus

Quando o desastre vem, como nós cristãos devemos lidar com ele? Convidamos você a participar da nossa reunião online, onde podemos explorar juntos e encontrar o caminho.

Configurações

  • Texto
  • Temas

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Espaçamento entre linhas

Largura da página

Sumário

Busca

  • Pesquise neste texto
  • Pesquise neste livro