3. O que é a oração da cerimônia religiosa? Ela pode receber a aprovação de Deus?

Versos da Bíblia para referência:

“E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens” (Mateus 6:5).

Palavras de Deus relevantes:

A fé em Deus requer uma vida espiritual normal, que é a base para se experimentar as palavras de Deus e entrar na realidade. Toda a sua prática atual de orações, de aproximação de Deus, de cantar hinos, louvar, meditar e ponderar as palavras de Deus equivale a uma “vida espiritual normal”? Nenhum de vocês parece saber. Uma vida espiritual normal não se limita a tais práticas como orar, cantar hinos, participar da vida da igreja e comer e beber as palavras de Deus. Antes, ela envolve viver uma vida espiritual nova e vibrante. O que importa não é como você pratica, mas que frutos a sua prática produz. A maioria das pessoas acredita que uma vida espiritual normal envolve necessariamente orar, cantar hinos, comer e beber as palavras de Deus ou ponderar Suas palavras, independentemente de tais práticas terem de fato qualquer efeito ou conduzirem a conhecimento verdadeiro. Essas pessoas focam em seguir procedimentos superficiais sem qualquer reflexão em seus resultados; são pessoas que vivem em rituais religiosos, não pessoas que vivem dentro da igreja, e muito menos são pessoas do reino. Suas orações, o cantar hinos e o comer e beber as palavras de Deus são todos apenas cumprimento de regras, feitos por compulsão e para acompanhar tendências, não por disposição nem de coração. Entretanto, por mais que essas pessoas orem ou cantem, seus esforços não produzirão frutos, pois o que elas praticam são apenas as regras e rituais religiosos; na verdade elas não estão praticando as palavras de Deus. Elas focam somente em fazer estardalhaço sobre como praticam e elas tratam as palavras de Deus como regras a se seguir. Tais pessoas não estão pondo as palavras de Deus em prática; estão apenas gratificando a carne e representando para que outras pessoas vejam. Esses rituais e regras religiosos são todos de origem humana; eles não veem de Deus. Deus não segue regras nem está sujeito a qualquer lei. Antes, Ele faz coisas novas todos os dias, realizando obra prática. Como as pessoas da Igreja dos Três Autos,* que se limitam a práticas como participar de cultos matutinos todos os dias, fazer orações vespertinas e orações de gratidão antes das refeições, e dar graças em todas as coisas — por mais que façam e independentemente de por quanto tempo façam, elas não terão a obra do Espírito Santo. Quando pessoas vivem em meio a regras e têm o coração fixado em métodos de prática, o Espírito Santo não pode operar porque seus corações estão ocupados por regras e noções humanas. Assim, Deus não pode intervir e operar nelas, e elas só podem continuar a viver sob o controle de leis. Tais pessoas serão para sempre incapazes de receber o elogio de Deus.

Extraído de ‘A respeito de uma vida espiritual normal’ em “A Palavra manifesta em carne”

Quando todos vocês oram? Sobre o que vocês oram? A maioria das pessoas ora quando sofre, dizendo: “Ó Deus, estou tão angustiado, por favor, ajuda-me!” — essa é a primeira coisa que dizem. É bom orar sempre sobre o seu sofrimento? (Não.) Se não é, por que, então, vocês sempre oram desse jeito? Em vista de como aqueles personagens oram nos roteiros e artigos que vocês escrevem e também nos filmes e vídeos que gravam, posso ver que vocês são incapazes de orar por conta própria e não sabem como fazer isso. Não fazem ideia do que as pessoas devem dizer e fazer quando vêm para diante de Deus; só sabem abrir a boca quando estão tendo dificuldades e dizer a Ele: “Ó Deus, estou sofrendo tanto! Sinto-me tão desanimado. Por favor, ajuda-me”. Se você não sabe orar, que problema isso representa? É um problema importante ou secundário? (Um problema importante.) Se você não sabe orar, então existe, no mínimo, uma coisa que pode ser confirmada, que é que você não sabe como confiar em Deus, como buscá-Lo ou como permitir que Ele o guie quando algo o acomete, e, quando depara com um problema, você não sabe o que precisa que Deus faça por você, como cooperar com Deus ou que tipo de atitude deveria ter. Você não tem entendimento algum dessas coisas; é apenas um leigo. Algumas pessoas, do início ao fim, seja lá o tipo de problema que encaram, não oram genuinamente; quando vêm para diante de Deus, não confiam Nele e não buscam com sinceridade. Dizem apenas: “Deus, estou sofrendo. Ó Deus, estou sofrendo tanto”. Repetem essa frase o ponto de as pessoas se cansarem e ficarem enojadas de ouvi-la. A maioria de vocês ora assim, não é? (Sim.) As orações das pessoas mostram como são lamentáveis as suas condições! Você só busca Deus quando está sofrendo, e quando não está, quando não está enfrentando nenhum problema, você não sente necessidade de Deus nem deseja confiar Nele. Você só quer ser seu próprio senhor. Não é essa a condição em que você está? (É.) Como a maioria das pessoas ora quando experimenta o julgamento e o castigo das palavras de Deus, a poda e o tratamento por meio das palavras de Deus e reconhece seu caráter corrupto? São todas do mesmo tipo, e dizem: “Deus, estou sofrendo. Ó Deus, estou sofrendo tanto”. Essas palavras não enojam vocês? (Sim.) Quando vem para diante de Deus, você não precisa que Ele o esclareça com algo mais? Não precisa de fé e força ou que Deus seja seu suporte principal, que, além disso, Ele o esclareça e guie para que você possa seguir bem na senda adiante? Não precisa da disciplina e do castigo Dele? Não precisa da orientação Dele? Só precisa que Ele alivie seu sofrimento? As pessoas estão realmente murchas por dentro e numa condição tão lamentável! Não saber orar pode parecer um problema secundário, mas, na verdade, quando se aprofunda nesse problema secundário e disseca sua essência, você vê que não ele é nada secundário. Isso mostra que você, como pessoa, não possui um tipo de vida que mereça ser mencionado, e nessa vida que tem, você interage raramente com Deus. Você simplesmente não estabeleceu o tipo de relacionamento entre você e Deus que deveria existir entre Deus e Seus seguidores ou entre os objetos da criação e seu Criador. Quando confrontado com um problema, você toma decisões baseadas em suas suposições subjetivas, noções, pensamentos, conhecimento, dons, talentos e caracteres corruptos; você nada tem a ver com Deus, por isso, quando vem para diante Dele, você nunca tem nada a dizer. Esse é o estado triste das pessoas que acreditam em Deus! É uma condição tão lamentável! Por dentro, as pessoas estão ressecadas e entorpecidas; não sentem nada com relação a essas coisas e não têm qualquer entendimento delas. Quando vêm para diante de Deus, nada têm a dizer. Não importa em que tipo de situação você se encontra, não importa que luta você encara e não importa que adversidades você enfrenta, se você fica mudo diante de Deus, sua fé não pode ser questionada? Essa não é a face lamentável das pessoas? Após acreditar em Deus por tantos anos, mesmo assim você precisa aprender de novo a orar, você ainda não sabe como orar, e sempre que encontra um problema, você só grita chavões e faz resoluções ou reclama a Deus e expressa suas queixas, fala de como está sofrendo, ou racionaliza e se justifica em confissão. Não surpreende que vocês foram tão lentos para entrar na verdade.

Extraído de ‘Para líderes e obreiros, escolher uma senda é de extrema importância (17)’ em “Registros das falas de Cristo”

Não existe nada que Deus despreze mais do que as orações da cerimônia religiosa. Orações a Deus só são aceitas quando são sinceras. Se você não tiver nada sincero a dizer, fique calado; não fale sempre palavras falsas e cegamente faça juramentos diante de Deus, tentando enganá-Lo, falando sobre o quanto você O ama, sobre o quanto deseja ser leal a Ele. Se você é incapaz de alcançar seus desejos, se carece dessa determinação e estatura, não ore, sob quaisquer circunstâncias, dessa forma diante de Deus. Isso é ridículo. Ridicularizar significa zombar de alguém, brincar com ele. Quando as pessoas oram diante de Deus com esse tipo de caráter, então, no mínimo, isso é enganação. No pior dos casos, se você fizer isso com frequência, você tem um caráter totalmente desprezível. Se Deus fosse condenar você, isso seria chamado de blasfêmia! As pessoas não têm reverência para com Deus, não sabem como reverenciar a Deus, nem como amá-Lo e satisfazê-Lo. Se a verdade não for clara para elas ou se seu caráter for corrupto, Deus deixará passar. No entanto, elas trazem tal caráter para diante de Deus e tratam Deus como os incrédulos tratam outras pessoas. Além do mais, elas se ajoelham solenemente diante Dele em oração, usando essas palavras para tentar e enganar a Deus, e quando terminam, elas não só não sentem nenhuma reprovação própria, mas também não têm nenhum senso da seriedade de suas ações. Sendo esse o caso, Deus está com elas? Alguém que carece totalmente da presença de Deus pode ser esclarecido e iluminado? Pode ser iluminado com a verdade? (Não, não pode.) Então, está encrencado. Vocês oraram dessa maneira muitas vezes? Vocês fazem isso com frequência? Quando as pessoas passam tempo demais no mundo externo, elas fedem ao mau cheiro da sociedade, sua natureza escória é amplificada, e elas ficam encharcadas com os venenos e modos de viver satânicos; o que sai de sua boca são palavras de falsidade e enganação, elas falam sem pensar ou então falam palavras que nunca contêm nada além de seus próprios objetivos e motivações, e raramente têm as motivações corretas. Esses são problemas sérios. Quando as pessoas levam essas filosofias e esses modos de viver satânicos para diante de Deus, elas não ofendem o caráter de Deus? E qual será a consequência disso? Na superfície, essas orações são tentativas de enganar Deus e fazê-Lo de bobo, e são incompatíveis com Sua vontade e exigências. Em termos fundamentais, isso é causado pela natureza humana; não é uma revelação momentânea de corrupção.

Extraído de ‘Apenas conhecendo a si mesmo você pode buscar a verdade’ em “Registros das falas de Cristo”

*Nota do tradutor: Em 1950, a Igreja Cristã chinesa promoveu o Movimento de autoadministração, autossustentação e autopropagação (Movimento dos Três Princípios Administrativos).

Anterior: 2. O que é a oração verdadeira?

Próximo: 4. O que a oração verdadeira pode alcançar?

Quando o desastre vem, como nós cristãos devemos lidar com ele? Convidamos você a participar da nossa reunião online, onde podemos explorar juntos e encontrar o caminho.

Conteúdo relacionado

2. As diferenças entre palavras de pessoas usadas por Deus que se conformam à verdade e as palavras do Próprio Deus

As palavras do Deus encarnado iniciam uma nova era, guiam toda a humanidade, revelam mistérios e mostram ao homem a direção à frente em uma nova era. O esclarecimento obtido pelo homem nada mais é do que simples prática ou conhecimento. Não pode guiar a humanidade inteira rumo a uma nova era nem revelar os mistérios do Próprio Deus. Deus, afinal, é Deus, e o homem é o homem. Deus tem a substância de Deus, e o homem tem a substância do homem.

1. Por que o Senhor Jesus amaldiçoou os fariseus e qual era a essência dos fariseus

Eles condenaram e blasfemaram contra o Senhor Jesus Cristo. A essência de sua resistência e blasfêmia contra Deus era inteiramente a mesma que a essência de Satanás e a resistência e blasfêmia do diabo contra Deus. Eles não apenas representavam humanos corruptos, porém mais ainda, eram a personificação de Satanás. Eram um canal para Satanás entre a humanidade, e eram os cúmplices e mensageiros de Satanás. A essência da sua blasfêmia e sua difamação do Senhor Jesus Cristo era a luta que travavam com Deus pelo prestígio, sua disputa com Deus, seus intermináveis testes de Deus.

3. O nome de Deus pode mudar, mas Sua essência nunca muda

Há quem diga que Deus é imutável. Isso está correto, mas tem a ver com a imutabilidade do caráter de Deus e Sua substância. Mudanças em Seu nome e obra não provam que Sua substância mudou; em outras palavras, Deus sempre será Deus, e isso nunca mudará.[…] Assim, as palavras “Deus é sempre novo e nunca velho” referem-se à Sua obra, e as palavras “Deus é imutável” ao que Deus tem e é inerentemente. Independentemente disso, você não pode fazer a obra de seis mil anos depender de um único ponto, ou circunscrevê-la com palavras mortas. Tal é a estupidez do homem. Deus não é tão simples como o homem imagina, e Sua obra não pode permanecer em uma só era. Jeová, por exemplo, não pode sempre significar o nome de Deus; Deus também pode fazer Sua obra sob o nome de Jesus. Esse é um sinal de que a obra de Deus está sempre progredindo adiante.

3. Crentes precisam ser capazes de identificar os falsos pastores e anticristos a fim de se livrar da religião e retornar para Deus

Ele que é a encarnação de Deus deve possuir a substância divina, e Ele que é a encarnação de Deus deve possuir a expressão de Deus. Já que Deus Se torna carne, Ele levará adiante a obra que precisa fazer, e já que Deus Se torna carne, Ele expressará o que Ele é e será capaz de trazer a verdade ao homem, conceder vida ao homem e mostrar o caminho ao homem. Carne que não contém a substância de Deus certamente não é o Deus encarnado; disso não há dúvida. Para investigar se é a carne encarnada de Deus, o homem deve determinar isso a partir do caráter que Ele expressa e das palavras que Ele fala. O que quer dizer, se é ou não a carne encarnada de Deus, se é ou não o verdadeiro caminho deve ser julgado pela Sua substância. E assim, ao determinar[a] se é a carne do Deus encarnado, a chave é prestar atenção na Sua substância (Sua obra, Suas palavras, Seu caráter e muito mais), em vez de na aparência exterior. Se o homem olha apenas a Sua aparência exterior e ignora a Sua substância, então isso mostra a ignorância e a ingenuidade do homem.

Configurações

  • Texto
  • Temas

Cores sólidas

Temas

Fonte

Tamanho da fonte

Espaçamento entre linhas

Espaçamento entre linhas

Largura da página

Sumário

Busca

  • Pesquise neste texto
  • Pesquise neste livro